Vacina, Tríplice bacteriana acelular

Outros nomes:
VACINA DTPA
DTPAT
DTP ACELULAR
TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR
VACINA PARA DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE
TRÍPLICE AC

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Orientações necessárias

- O cliente precisa apresentar RG ou certidão de nascimento para a vacinação - Esta vacina é aplicada a partir de 2 meses até 6 anos e 11 meses de idade. - A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas unidades: - Há restrições para a aplicação do produto nas seguintes condições: -- doença neurológica em atividade; -- reação anafilática após aplicação anterior da vacina; -- vigência de quadros febris e/ou infecciosos agudos; -- alergia ao timerosal ou ao alumínio; Observação: o preço da vacina refere-se sempre a cada dose.

Interpretação e comentários

- A DTPa é composta da associação de toxóide diftérico, toxóide tetânico e componentes purificados e inativados da bactéria Bordetella pertussis (toxóide pertussis, hemaglutinina filamentosa, pertactina e antígenos fimbriais). O uso do produto é indicado para a profilaxia de três doenças bacterianas: difteria, tétano e coqueluche. - A imunização simultânea contra difteria, tétano e coqueluche durante a infância tem sido uma prática rotineira preconizada pelo Ministério da Saúde, fazendo parte do calendário oficial de vacinação. Com o desenvolvimento da vacina acelular, houve uma redução significativa na freqüência de eventos adversos causados pelo componente pertussis, tanto locais como sistêmicos. - Não há contra-indicações da vacina em convulsivos prévios ou em crianças com doença neurológica estabilizada.

Doses e intervalos

- Idade: a partir de 2 meses; - Número de doses: três; - Intervalos entre as doses: dois meses; - Primeiro reforço: entre 15 e 18 meses de vida; - Segundo reforço: entre 4 e 6 anos de idade. - O esquema completo de aplicação desta vacina inclui as seguintes doses e intervalos: -- primeira dose aos 2 meses de idade; -- segunda dose aos 4 meses de idade (pelo menos quatro semanas após a primeira dose); -- terceira dose aos 6 meses de idade (pelo menos quatro semanas após a segunda dose); -- primeiro reforço aos 15 meses de idade (pelo menos seis meses após a terceira dose); -- segundo reforço aos 5 anos de idade, mas desnecessário se o primeiro reforço foi dado após 4 anos de idade.

Efeitos adversos

- Dor local, eritema, edema e, raramente, nódulo na região da aplicação; - Febre baixa, astenia, cefaléia, mialgia e artralgia; - Episódios hipotônico-hiporresponsivos e convulsões. - Nas crianças com história pessoal e familiar de convulsão e nas que tenham apresentado febre maior que 39,5 ºC ou choro intenso e incontrolável após dose anterior da vacina tríplice acelular (DTPa), recomenda-se a administração de antitérmico/ analgésico no momento da vacinação e também em intervalos regulares, nas 24-48 horas seguintes. Esses sintomas, contudo, são relatados com uma freqüência muito mais baixa do que a referida com o uso da vacina tríplice de células inteiras. - Convém ponderar que é necessário afastar outras causas de elevação de temperatura na caracterização de um quadro febril temporalmente associado à vacinação.

Composição

- Toxóide tetânico purificado; - Toxóide diftérico purificado; - Antígenos purificados de B. pertussis; - Sais de alumínio; - Timerosal;

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822