Vacina, Tríplice viral

Outros nomes:
VACINA CONTRA SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA
SCR
MMR
TRÍPLICE VIRAL

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Orientações necessárias

- Esta vacina é aplicada a partir de 1 ano de idade. - Em situações de surto ou de contato com pessoa com suspeita de sarampo, lactentes a partir de 6 meses podem ser vacinados, mediante prescrição médica. - PARA APLICAÇÃO DESTA VACINA É NECESSÁRIO AGENDAMENTO PRÉVIO. - Há restrições para a aplicação do produto nas seguintes condições: -- gravidez; -- imunodeficiência grave; -- reação alérgica grave após dose anterior da vacina ou alergia a alguns de seus componentes (gelatina e neomicina); -- história de púrpura trombocitopênica idiopática; -- uso recente de imunoglobulina humana ou hemoderivados (nos últimos cinco meses); -- vigência de quadros febris e/ou infecciosos agudos; -- após ou durante o uso de corticoterapia em doses elevadas por um período superior a 14 dias - neste caso, deve haver um intervalo de um mês entre o término do tratamento e a aplicação da vacina. Observações: - Mulheres que recebem a vacina devem aguardar quatro semanas para engravidar. - O preço da vacina refere-se sempre a cada dose.

Interpretação e comentários

- A vacina tríplice viral é indicada na profilaxia de três doenças virais: sarampo (measles), caxumba (mumps) e rubéola (rubella). Trata-se de um produto muito seguro e altamente eficaz, atingindo taxas de proteção superiores a 95%, na primeira dose, e até 99%, após a segunda dose. A imunização contra sarampo, caxumba e rubéola também tem algumas indicações especiais: -- para portadores de HIV assintomáticos ou oligossintomáticos, com CD4 normal para a faixa etária, recomendam-se duas doses, com intervalos de 4 semanas entre elas; -- indivíduos saudáveis que tenham contato potencial com imunodeficientes podem e devem ser vacinados; -- para candidatos a transplante de órgãos sólidos, pelo menos quatro semanas antes do ato cirúrgico, desde que não estejam imunodeprimidos; -- pacientes com leucemia em remissão e que não recebem quimioterapia há, no mínimo, três meses podem receber a vacina SRC; -- SRC e PPD: aplique o PPD no mesmo dia da vacina SRC ou aguarde 4 semanas de intervalo após aplicação da SRC para realizar o PPD; --pacientes com história pregressa de alergia a ovo: de acordo com o CDC, estudos mostraram que a administração desta vacina é segura nas crianças com alergia a ovo, sem necessidade de testes antes da aplicação. Texto do CDC abaixo: "In the past, persons with a history of anaphylactic reactions following egg ingestion were considered to be at increased risk for serious reactions after receipt of measles- or mumps-containing vaccines, which are produced in chick embryo fibroblasts. However, data suggest that anaphylactic reactions to measles- and mumps-containing vaccines are not associated with hypersensitivity to egg antigens but to other components of the vaccines (such as gelatin). The risk for serious allergic reactions following receipt of these vaccines by egg-allergic persons is extremely low, and skin-testing with vaccine is not predictive of allergic reaction to vaccination. Therefore, MMR may be administered to egg-allergic children without prior routine skin testing or the use of special protocols."

Doses e intervalos

- A primeira dose precisa ser aplicada a partir dos 12 meses de vida e a segunda, a partir dos 15 meses, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações. - Para pessoas que recebem a vacina após as datas do esquema habitual, deve haver um intervalo mínimo de um mês entre as doses. -Em situações de surto ou de contato com pessoa com suspeita de sarampo, lactentes a partir de 6 meses podem ser vacinados, mediante prescrição médica. - É considerado imunizado o adolescente ou adulto que tenha recebido, em algum momento da vida, duas doses da vacina tríplice viral acima de um ano de idade, e com intervalo mínimo de um mês entre elas. - Mulheres em idade fértil que desejam se prevenir contra a rubéola, o sarampo e a caxumba devem receber dose única desse imunizante e aguardar pelo menos quatro semanas para engravidar.

Efeitos adversos

- Dor local, que melhora com compressa fria; - Febre e exantema do 5º ao 10º dia após a aplicação; - São relatados também artralgias e artrites, principalmente em mulheres, além de parotidite, orquite e ooforite.

Composição

- Vírus vivos atenuados na forma liofilizada; - Ovo; - Gelatina; - Neomicina.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822