Videoendoscopia da deglutição

Outros nomes:
ESTUDO NASOFIBROLARINGOSCÓPICO DA DEGLUTIÇÃO
VIDEONASOFIBROLARINGOSCOPIA DE DEGLUTIÇÃO
VIDEONASOFIBROLARINGOSCOPIA COM ESTUDO DINÂMICO DE DEGLUTIÇÃO
AVALIAÇÃO DA DEGLUTIÇÃO POR VIDEONASOFIBROLARINGOSCOPIA
AVALIACAO ENDOSCOPICA DA DEGLUTICAO POR FIBROSCOPIA
ESTUDO DA DEGLUTICAO POR FIBROSCOPIA

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Regiões estudadas

- Avalia morfológica e funcionalmente as estruturas da faringe e da laringe durante o processo da deglutição.

Orientações necessárias

I Informações sobre o exame - O exame consiste na avaliação da cavidade nasal e da garganta por meio da introdução de um endoscópio fino flexível, de 3,4 milímetros de diâmetro, em uma das narinas. Durante o procedimento, o cliente recebe alimentos líquidos, sólidos e pastosos para que seja avaliada a capacidade de deglutição, ou seja, de engolir. - A videoendoscopia da deglutição é realizada por um médico otorrinolaringologista, sendo gravada em DVD e acompanhada de laudo. II - Critérios de realização - Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde. - Este exame é feito em adultos e em crianças de 07 até 99 anos 11 meses e 30 dias de idade, e depende da colaboração do cliente. - O cliente deve informar ao Fleury as medicações em uso e qualquer tipo de restrição alimentar ou necessidades especiais que eventualmente tenha. - É necessária a presença de acompanhante para a realização do exame. - A presença de traqueostomia, uma intervenção realizada na garganta, não impede a avaliação. II - Observação - A bateria de testes a ser realizada depende do grau de colaboração do cliente e de sua condição clínica.

Interpretação e comentários

- A videoendoscopia da deglutição é um exame que avalia as fases oral e faríngea da deglutição em pacientes com disfagia decorrente de problemas neurológicos, encefalopatias, neoplasias, cirurgias, radioterapia e sequelas de trauma. O exame é realizado por meio da introdução de um endoscópio fino e flexível através do nariz até a região da faringe. Com o endoscópio posicionado na faringe, o indivíduo recebe, por via oral, substâncias coradas de diversas consistências e volumes. Dessa forma, o método avalia a capacidade de o paciente deglutir os diversos tipos de alimento, a penetração dos produtos na laringe ou sua aspiração traqueal e os mecanismos de proteção das vias respiratórias durante esse processo, além de testar manobras para otimizar a deglutição.

Principais indicações

- Avaliação indireta das etapas oral e direta da fase faríngea da deglutição em pacientes com disfagia decorrente de problemas neurológicos, encefalopatias, neoplasias, cirurgias, radioterapia e sequelas de trauma. - Estudo da eficácia de manobras posturais no tratamento da disfagia. - Orientação a respeito do tipo de dieta mais adequado para o paciente disfágico. - Orientação sobre a reintrodução da alimentação por via oral para indivíduos nutridos por sonda nasogástrica, nasoenteral ou gastrostomia. - Avaliação de resposta ao tratamento da disfagia.

Método

- Estudo morfológico, funcional e da sensibilidade da faringe e da laringe, feito por meio de um videoendoscópio flexível, com avaliação da deglutição durante a ingestão de alimentos líquidos, sólidos e pastosos, acompanhada da monitorização da oximetria de pulso.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822