Manual de exames

Videoendoscopia de deglutição, Infantil

Outros nomes: Videonasofibrolaringo da deglutição infantil, Videonasofibrolaringoscopia com estudo dinâmico da deglutição, Avaliação da deglutição por videonasofibrolaringoscopia infantil

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

- Avaliação indireta das etapas oral e direta da fase faríngea da deglutição em pacientes com disfagia decorrente de problemas neurológicos, encefalopatias, neoplasias, cirurgias, radioterapia e sequelas de trauma.
- Estudo da eficácia de manobras posturais no tratamento da disfagia.
- Orientação a respeito do tipo de dieta mais adequado para o paciente de deglutição (disfágico).
- Orientação sobre a reintrodução da alimentação por via oral para indivíduos nutridos por sonda nasogástrica, nasoenteral ou gastrostomia.
- Avaliação de resposta ao tratamento da disfagia.

Regiões estudadas

- Avalia morfológica e funcionalmente as estruturas da faringe e da laringe durante o processo da deglutição.

Orientações necessárias

I Informações sobre o exame
- O exame consiste na avaliação da cavidade nasal, do céu da boca (palato) e da garganta por meio da introdução de um endoscópio fino flexível, de 3,4 milímetros de diâmetro, em uma das narinas. Durante o procedimento, o cliente recebe alimentos líquidos, sólidos e pastosos (conforme a faixa.etária e capacidade de ingestão prévia de alimentos) para que seja avaliada a capacidade de engolir.
- A videoendoscopia da deglutição é realizada por um médico otorrinolaringologista, e acompanhada por fonoaudióloga, sendo gravada em DVD e acompanhada de laudo.

II Critérios de realização
- Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde.
- Este exame é feito em crianças a partir de 06 meses até 06 anos 11 meses e 30 dias de idade e depende da colaboração do paciente. Como o exame depende de visualizar a ingestão de alimentos, a criança deverá ser capaz de aceitar os alimentos oferecidos, o que pode ser prejudicado por choro forte incessante.
- O responsável pelo cliente deve informar ao Fleury as medicações em uso e qualquer tipo de restrição alimentar ou necessidades especiais que eventualmente tenha.
- É necessária a presença de acompanhante para a realização do exame, sendo que este deverá ajudar a segurar a criança em posição segura para a realização do exame.
- A presença de traqueostomia, uma intervenção realizada na garganta para garantir a respiração, não impede a avaliação.

II Observação
- A bateria de testes a ser realizada depende do grau de colaboração do cliente e de sua condição clínica.

Método

- Estudo morfológico, funcional e da sensibilidade da faringe e da laringe, feito por meio de um videoendoscópio flexível, com avaliação da deglutição durante a ingestão de alimentos de líquidos, sólidos e pastosos (dependendo da capacidade de ingestão e da faixa etária), acompanhada da monitorização da oximetria de pulso.

Interpretação e comentários

- A videoendoscopia da deglutição é um exame que avalia as fases oral e faríngea da deglutição em pacientes com disfagia decorrente de problemas neurológicos, encefalopatias, neoplasias, cirurgias, radioterapia e sequelas de trauma. O exame é realizado por meio da introdução de um endoscópio fino e flexível através do nariz até a região da faringe. Com o endoscópio posicionado na faringe, o indivíduo recebe, por via oral, alimentos coradas de diversas consistências e volumes. Dessa forma, o método avalia a capacidade de o paciente deglutir os diversos tipos de alimento, a penetração dos produtos na laringe ou sua aspiração traqueal, bem como os mecanismos de proteção das vias respiratórias durante esse processo, além de testar manobras para otimizar a deglutição. O exame também permite avaliar a mobilidade e a sensibilidade do palato, das estruturas faríngeas e laríngeas, bem como penetração e aspiração de saliva.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura