Manual de exames

Videolaringoscopia

Outros nomes: Telelaringoscopia, Laringoscopia rígida, Laringoscopia direta ORL, Laringoscopia ORL, ENDOSCOPIA DE HIPOFARINGE E LARINGE, ENDOSCOPIA LARINGEA, FIBROLARINGOSCOPIA, LARINGOFIBROSCOPIA, LARINGOSCOPIA DIRETA, Faringoscopia, Faringolaringoscopia, Videolaringoscopia com foto, VIDEOLARINGOSCOPIA RIGIDA, VIDEOLARINGOSCOPIA DIRETA, TELESCOPIA DE LARINGE, Laringoscopia indireta

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

- Avaliação do aspecto anatômico e funcional da oro e laringofaringe, bem como da laringe.
- Avaliação da movimentação das pregas vocais à respiração e durante a emissão das vogais "e" e "i".
- Avaliação de movimentos involuntários da Laringe e Faringe.

Regiões estudadas

- Avalia morfológica e funcionalmente as estruturas da faringe e da laringe durante o processo da respiração e da fonação.

Orientações necessárias

I Informações sobre o exame
- O exame consiste na avaliação da cavidade oral e da garganta por meio da introdução através da boca, de um endoscópio rígido com 7mm de diâmetro e uma lente angulada em 70 graus (Karl Storz e-class 8706CA) que permite ver a parte de trás da garganta até as pregas vocais. O aparelho fica posicionado na boca durante todo o exame, sem encostar nas estruturas da garganta ou na língua.
- A videolaringoscopia é realizada por um médico otorrinolaringologista, sendo gravada em DVD e acompanhada de fotos e laudo.

II Critérios de realização
- Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde.
- Este exame é feito em adultos e em crianças de 07 anos até 99 anos 11 meses e 30 dias de idade e depende da colaboração do cliente.
- O cliente deve informar ao Fleury as medicações em uso e qualquer tipo de restrição alimentar ou necessidades especiais que eventualmente tenha.
- Não é necessária a presença de acompanhante para a realização do exame em adultos.
- A presença de traqueostomia, uma intervenção realizada na garganta, não impede a avaliação.

II Observação
- A bateria de testes a ser realizada depende do grau de colaboração do cliente e de sua condição clínica.

Método

- O cliente é instruído a colocar a língua para fora da boca e o médico irá apoiá-la com uma gaze durante o exame para impedir que a língua encoste no aparelho.
- O videolaringoscópio é introduzido pela boca e fica posicionado na região da campainha (Úvula), sem encostar na garganta, por onde serão visualizadas as estruturas da faringe e laringe.
- O cliente será instruído a respirar pela boca, mantendo sempre a língua protruída, e a falar as vogais "e" e "i" em tons graves e agudos. Também será instruído a fazer estes sons em escalas ascendente e descendentes a fim de permitir a visualização da mobilidade das pregas vocais.
- Para a visualização "em câmara lenta" da vibração das pregas vocais durante a fonação, utiliza-se uma fonte de luz estroboscópica que é acoplada ao mesmo aparelho e que dispara a luz em uma frequência compatível com aquela da vibração das pregas vocais. O microfone que capta a frequência de vibração das pregas vocais é colocado no pescoço. As tarefas fonatórias (produção das vogais em graves e agudos) são as mesmas.

Interpretação e comentários

- A videolaringoscopia é um exame que permite a visualização da garganta e das pregas vocais, com o paciente acordado, durante a respiração e durante a emissão de sons (fonação). Avalia a anatomia das estruturas da faringe e laringe podendo identificar a presença de lesões ou outras alterações anatômicas. Através das tarefas sugeridas, é possível avaliar a mobilidade das pregas vocais, bem como visualizar as estruturas da faringe e laringe. O uso da luz estroboscópica acoplado a este exame, permite também avaliar a capacidade de vibração das pregas vocais, o que pode auxiliar no diagnóstico diferencial de lesões benignas e malignas das pregas vocais.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura