Virus Febre Amarela, Detecção do RNA por PCR, Vários Materiais

Outros nomes:

PCR para febre amarela

teste molecular para febre amarela

pesquisa de vírus da febre amarela

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame.

Processamento e adequação da amostra

1) SANGUE - Centrifugar o material por 10 minutos a 2200g a 18 °C, no máximo 8 horas depois da coleta - Transferir todo o plasma, com pipeta estéril e evitando tocar a camada de leucócitos, para um tubo plástico de 4 mL estéril. - Em casos de coleta difícil, o volume mínimo a ser enviado é de 1 ml. - Enviar congelado à seção. - Estabilidade da amostra: -- Temperatura ambiente: não aceitável; -- Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; -- Congelada (-20 ºC): 30 dias 2) LIQUOR - Enviar no mínimo 1 mL de liquor (ideal 2 mL) em tubo estéril. - Refrigerar a amostra a 2-8ºC. - Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: não aceitável; -- refrigerada: 48 horas; -- congelada: 30 dias

Método

- Reação de polimerase em cadeia (PCR) em tempo real.

Valor de referência

Indetectável

Interpretação e comentários

O teste é utilizado para o diagnóstico de febre amarela, doença grave, de alta letalidade, causada pelo vírus da febre amarela. A doença é endêmica no Brasil, mas se comporta com ondas epidêmicas periódicas. O exame é importante ainda para diagnóstico diferencial das várias arboviroses que circulam concomitantemente no Brasil atualmente: dengue, zika, chikungunya, febre amarela, mayaro, oropouche e vírus do Nilo Ocidental. Em pacientes com febre amarela, a viremia pode ser detectada por 5 a 10 dias após o início dos sintomas, enquanto a produção de anticorpos se inicia a partir do quinto dia. Na primeira semana de doença, portanto, o teste recomendado para o diagnóstico é a PCR, enquanto a pesquisa de anticorpos é útil a partir da segunda semana. Este teste detecta uma região conservada do RNA do vírus da febre amarela, logo, não é capaz de distinguir o vírus selvagem do vacinal. Desse modo, pessoas vacinadas contra febre amarela até 30 dias antes da coleta da amostra podem apresentar resultado detectável (positivo).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.