Outros nomes: Visão de cores, teste da, Teste de Farnsworth, Teste de Farnsworth-Munsell, Teste de Ishihara
- Medida da acuidade visual em baixo contraste para crianças verbais alfabetizadas e adultos;
- Exames admissionais, testes de empresas, medicina ocupacional, check-up de empresas;
- Controle de discromatopsias, doenças genéticas com cegueira de cores, tratamento de maculopatia, toxicidade macular de medicamentos.
- Perturbação da visão de cores pode ocorrer em casos de toxicidade macular a medicamentos, doenças genéticas associadas a maculopatias (discromatopsias), doenças da mácula.
I - Informações sobre o exame
- Neste exame não são instilados colírios.
- Não será realizada consulta médica, somente o teste de visão de cores.
- A permanência na sala de exames dura cerca de 20 minutos e é necessária a cooperação do cliente. Se houver necessidade de complementação do exame para certeza diagnóstica, haverá recomendação de retorno em outra data.
- É necessário trazer solicitação médica, resultados de exames oftalmológicos já realizados, bem como os óculos em uso (para perto e para longe) e a receita mais recente de óculos fornecida pelo Oftalmologista.
- Trazer informação de cirurgia ocular prévia ou tratamento pregresso.
- Se usuário de lentes de contato, poderá trazê-las para as medidas com correção.
II - Critérios de realização
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- A idade mínima para a realização do teste de 100 cores (teste de Farnsworth) é de 8 anos. Para crianças com idade entre 4 e 8 anos, é realizado o teste de Ishihara.
resultado. Se houver necessidade de complementação em outra data para certeza diagnóstica, o profissional recomendará o retorno.
- Avaliação subjetiva de identificação de figuras em cores distintas apresentadas em projetor iluminado onde o cliente deverá ordenar o padrão de cores (100 cores). O laudo conterá um gráfico com a análise de cada olho.
- O padrão de normalidade para visão de cores é identificar as 100 matizes de cores do teste de Farnsworth-Munsell e todas as figuras do teste de Ishihara.
- Causas patológicas que podem levar à perda gradativa da percepção de visão de cores: doenças de mácula, discromatopsias, medicação sistêmica associada à toxicidade macular, doenças genéticas da mácula associada à cegueira de cores.