ZAP-70, detecção por citometria de fluxo, Vários Materiais

Outros nomes:
ZAP

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser realizado em sangue periférico ou aspirado de medula óssea. II - Para coletas no Fleury - Para coleta de medula óssea é necessário agendar o procedimento com antecedência. III - Para material enviado - Tanto o sangue periférico quanto a medula óssea devem ser colhidos em tubo com EDTA. - É necessário informar a data e o horário da coleta, bem como o tempo de transporte da amostra e a hipótese diagnóstica. - Antes de enviar as amostras, convém verificar, na Central de Atendimento ao Cliente, as condições de coleta e armazenamento, o tempo de transporte e a restrição de dias e horários para a entrega do material.

Processamento e adequação da amostra

- Conferir a identificação e qualidade do material. - Sangue periférico: -- O material deve ser acondicionado e transportado a uma temperatura entre 18-22 ºC (Colocar a amostra dentro de um isopor contendo gelo reciclável envolvido em papel toalha, tomando cuidado para que a amostra não encoste no gelo). - Medula óssea: -- Acondicionar as lâminas em caixa plástica própria com a etiqueta de identificação na caixa, enviar o material imediatamente à seção Métodos Hematológicos em temperatura ambiente. - Unidades Leblon e Brasília: Envolver as amostras em papel filtro, colocar em saco plástico bolha e acondicionar nas bags para transporte. Enviar ao setor na caixa refrigerada. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas. (Colocar a amostra dentro de um isopor contendo gelo reciclável envolvido em papel toalha, tomando cuidado para que a amostra não encoste no gelo).

Método

- Citometria de fluxo.

Valor de referência

- O percentual de células de linhagem B maduras com elevada expressão de Zap-70 é de 1%.

Interpretação e comentários

- Cerca de 50% a 70% dos pacientes com leucemia linfocítica crônica de células B (LLC-B) apresentam hipermutação na região variável da cadeia pesada de imunoglobulina (IgVH), constituindo um subgrupo no qual as células leucêmicas sofreram estímulo antigênico no centro germinativo, o local em que ocorre a hipermutação. É importante notar que o subgrupo que não sofreu esse estímulo tem doença em estágio mais avançado e achados citogenéticos desfavoráveis, com menor sobrevida e requerendo tratamento específico. - A ZAP-70, uma proteína quinase da família Syk-ZAP-70, é expressa normalmente em células T e NK, mas não nos linfócitos B normais. Essa proteína intracelular crítica para a transdução de sinal nas células T. Estudos prévios demonstraram que um subgrupo de células B da LLC exibe um padrão de expressão gênica, que inclui o gene da ZAP-70, o qual se associa ao estado mutacional da IgVH e também serve como fator prognóstico. Trabalhos recentes indicam que a expressão da ZAP-70 acima de 20% das células B neoplásicas na LLC-B está associada ao estado não mutado da IgVH e a uma menor sobrevida global. Vale ressaltar que não se espera uma mudança no padrão de expressão da ZAP-70 com a evolução da doença.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822