Campanha Cuide com Todo Coração

Ele está com você desde o primeiro instante. Acompanhando a sua trajetória pelas batidas. Pulsando a cada nova etapa, conquista, sensação. E agora, mais do que nunca, você deve entendê-lo. Prevenindo-se para que o amanhã seja sempre melhor. Por isso vamos falar desse órgão tão importante nos próximos dias, para que você aprenda ou continue a cuidar dele com todo o seu coração.

Acompanhe abaixo tudo o que você precisa saber para cuidar da saúde do seu coração. 

Assista ao vídeo e entenda como é cuidar da saúde no Fleury. Depois, leia os conteúdos abaixo:


COVID-19 e a saúde do coração
Portadores de algumas doenças crônicas, como o diabetes, a hipertensão arterial e as doenças do coração têm maior risco de apresentar complicações no caso de serem comprometidos por doenças infecciosas, podendo evoluir para formas graves de COVID-19. Caso você apresente alguma destas condições, ou outras doenças crônicas, siga as orientações do seu médico, não descuide das vacinas, respeite o distanciamento social, o uso de máscaras e higienize sempre as mãos.

6 passos para cuidar do seu coração
Quando conhecemos os principais desafios nessa missão, tudo fica muito mais simples. Por isso, listamos os principais fatores de risco que agravam a sua saúde cardiovascular e que você deve ficar sempre de olho, confira:


Colesterol alto
O colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de arterosclerose coronária, angina e infarto. Dieta equilibrada e exercícios ajudam, mas, por vezes, será necessário utilizar medicamentos para controlar esta gordura da circulação.
Estresse
O estresse é um conhecido fator de risco que facilita o desenvolvimento de doenças vasculares, aumenta a pressão arterial e que pode ser combatido com a prática de atividades físicas, reservando um tempo para seu lazer e convivendo com a família e amigos.
Obesidade
O acúmulo de gordura no organismo é um indicativo do risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Aliar uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios é uma boa solução.
Pressão alta
Outro fator relacionado ao coração é a pressão alta, sendo assim, avalie regularmente sua pressão arterial e não exagere no sal na dieta.
Diabetes
Diabetes é um condição na qual há falha no metabolismo do açúcar, fazendo com que ocorra um aumento na glicose no sangue, um fator de risco para muitas doenças, em especial a arterosclerose. Frequentemente o diabetes pode levar a angina, infarto e insuficiência cardíaca. Em virtude disto, é importante controlar a glicemia (nível de açúcar no sangue) , manter alimentação balanceada, sem exagerar nos doces e carboidratos e praticar atividade física. Estes cuidados tem de ser ainda mais acentuados no caso de existir história de diabetes na sua família.
Sedentarismo
A falta de atividade física é um dos fatores que colabora para o surgimento de doenças cardiovasculares. Então, para riscar esse fator da lista, que tal uma caminhada de 30 minutos por dia?


Caso você apresente algum desses fatores, é hora de cuidar do seu coração. Procure o cardiologista e converse sobre os melhores caminhos para prevenir doenças cardiovasculares.

Nutrientes e vitaminas amigos do coração 
Você sabia que algumas mudanças na alimentação podem contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares? Além de uma rotina alimentar equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, o consumo de alimentos que contêm as vitaminas B, C, D, E, K também pode contribuir para o cuidado com o seu coração.
Conheça um pouco mais sobre nossas grandes aliadas:
➡ A vitamina B1 ajuda na proteção do músculo cardíaco e a B3 proporciona a diminuição dos níveis do colesterol ruim.
➡ A B6 é uma protetora cardiovascular e importante para a formação dos glóbulos vermelhos, assim como as vitaminas B9 e a B12.
➡ A vitamina B12 também contribui para a prevenção de danos arteriais.
➡ A vitamina C auxilia na redução do risco cardíaco e suas complicações.
➡ A vitamina D pode contribuir com o controle da pressão arterial e também para a prevenção de doenças cardíacas.
➡ Para melhorar a função cardíaca, podemos contar com a vitamina E, que possui um importante efeito antioxidante.
➡ A vitamina K, por fim, é mais um nutriente que pode contribuir com a saúde do coração, participando do processo de coagulação sanguínea, ajudando na prevenção da calcificação vascular, doença responsável, em alguns casos, por ataques cardíacos e AVC (acidente vascular cerebral).
Ao elaborar o cardápio da semana, varie sua alimentação. Dessa maneira você conseguirá incluir alimentos que contêm essas vitaminas em suas refeições para aumentar o seu bem-estar.

Mexa-se pelo seu coração
Não importa se você gosta de caminhada, corrida ou academia, manter um estilo de vida ativo traz uma série de benefícios para a sua saúde, especialmente quando falamos da saúde cardiovascular. A prática de exercícios regulares ajuda o seu coração a bombear sangue por todo seu corpo com mais facilidade, ajudando na perda de peso, além de contribuir para sua resistência, equilíbrio e mobilidade.
Então não fique parado! Trinta minutos por dia é tudo o que você precisa para começar, mas lembre-se: é importante começar devagar, respeitar o seu próprio ritmo e escolher um tipo de exercício que seja prazeroso para você. 

Descanso para o coração
Não é só a nossa mente que descansa na hora de ir para cama. Neste momento, o coração também tira suas horas de repouso, pois há diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial. Contudo, para que isto aconteça, é preciso um sono de qualidade. Se ao longo da noite você apresenta microdespertares ou sofre de apneia do sono, esse período de recuperação ficará comprometido e problemas podem ocorrer, como o desenvolvimento de hipertensão arterial ou a piora da aterosclerose.
Por isso, fique de olho: caso esteja tendo algum problema para dormir, procure médicos especialistas, que indicarão possíveis exames e tratamentos adequados, se for o caso. Além disso, esteja sempre em dia com os exames do seu coração, para que você possa colocar a cabeça tranquilamente no travesseiro e ter uma boa noite de sono!

Converse com quem você ama
Você sabia que conversar com quem a gente ama faz bem ao coração?
O estresse é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e um dos mais difíceis de combater. Ao conversamos e ouvirmos a voz dos nossos familiares e amigos, o nosso corpo tem reações positivas, dentre elas, a liberação de vários hormônios, como a ocitocina. Conhecida como hormônio do amor e da felicidade, a ocitocina promove a sensação de bem-estar e pode contribuir para diminuir a pressão arterial. Então, ao colocarmos o papo em dia, conseguimos ajudar a manter a nossa saúde cardiovascular.

Cuidar da saúde mental também é cuidar do coração
O estresse é uma reação natural do organismo e fundamental para que possamos superar situações de risco. Ele libera hormônios e gera uma série de reações que são fundamentais diante de perigos. Porém quando seu efeito é contínuo, como nas situações de desgaste emocional ou profissional, o impacto é negativo. O estresse pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, fazendo o coração trabalhar muito, mesmo em momentos nos quais ele deveria estar repousando. Sensações negativas como o estresse, a raiva, a ansiedade, a tristeza e a solidão têm efeito negativo sobre a saúde cardiovascular, por mecanismos semelhantes.
Por isso, é fundamental manter uma vida equilibrada, com hábitos saudáveis e que contribuam com o seu bem-estar. Dormir bem, fazer atividades físicas, meditar, praticar ioga, estimular sua vida social e o convívio com os amigos são algumas medidas que podem ajudar.
Lembramos que é essencial conversar sempre com um médico para saber qual forma de combate ao estresse é a mais indicada para você.

Hipertensão arterial
A hipertensão arterial é um problema de saúde pública que atinge homens e mulheres em todo o mundo. Só no Brasil ela pode afetar uma em cada cinco pessoas e pode demorar até apresentar sintomas, o que dificulta o diagnóstico e facilita a ocorrência de complicações. Por outro lado, a adoção de hábitos de vida saudável, como a prática de atividade física, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, o combate ao estresse e à obesidade, pode ajudar a controlar a pressão e melhorar a expectativa e a qualidade de vida. Outro aspecto importante é o controle do consumo de sal, que é recomendado como sendo de no máximo 5g por dia (no Brasil, os níveis são muito elevados, em média 12g por dia). Recomenda-se que, após os 40 anos, as pessoas em geral meçam a pressão ao menos duas vezes por ano. Caso você tenha pressão alta, não descuide da medicação e visite regularmente seu médico.

Doença arterial coronária
A doença arterial coronária pode se manifestar como angina ou dor no peito mas, em mais da metade dos casos, tem como primeira manifestação o infarto do miocárdio ou a morte súbita. Juntamente com o AVC (Acidente Vascular Cerebral), ela representa a principal causa de morte em todo o mundo. A maioria dos casos mostra a presença de pelo menos um fator de risco, que são condições que predispõem a este tipo de problema cardíaco e que, muitas vezes, podem ser tratadas. Por isso, é importante conhecer a história familiar de doenças, abandonar o hábito de fumar, controlar a pressão arterial, prevenir ou tratar o diabetes, realizar atividade física e manter uma alimentação saudável. Porém, o cardiologista é o profissional que saberá avaliar seu caso em particular e, quando for o caso, solicitar os exames necessários para tornar a prevenção ainda mais eficaz e garantir que você tenha a melhor qualidade de vida e, se indicado, prescrever medicamentos. 

A miocardite
Vamos conversar sobre miocardite, uma inflamação no músculo do coração, o miocárdio, que é o responsável por bombear o sangue para todo o corpo. Alguns processos infecciosos, como bactérias e vírus, alguns elementos químicos e até mesmo drogas ilícitas podem provocar um processo inflamatório que pode fazer com que o ritmo e a força de trabalho deste músculo possam ser prejudicadas. Em virtude disto, podem surgir sintomas, tais como arritmia, cansaço, falta de ar e até dor no peito, que pode ser parecida com a dor do infarto. A miocardite pode acontecer em homens e mulheres de qualquer idade e, se não tratada a tempo, pode deixar sequelas e até provocar a insuficiência cardíaca. Hábitos saudáveis são importantes, mas caso surjam sintomas procure logo o cardiologista e conte conosco caso precise realizar exames para avaliar como está seu coração e cuide da sua saúde.

Exames genéticos para a Cardiomiopatia Hipertrófica
Você sabe o que é cardiomiopatia hipertrófica? É uma doença cardíaca hereditária caracterizada pelo desenvolvimento excessivo do músculo do coração, provocando diminuição da área da cavidade de uma das câmaras do coração. Dessa maneira, a câmara afetada não consegue acomodar o sangue que retorna para o coração, depois de circular pelo corpo. Um outro problema é que, além da hipertrofia do músculo, existe a presença aumentada de fibrose, um tipo de tecido que atrapalha o funcionamento normal do coração e pode provocar arritmias.
Geralmente os sintomas são falta de ar, tontura e desmaios, que podem acontecer em decorrência das arritmias. Alguns pacientes também podem apresentar dor no peito, sendo o acompanhamento com o médico cardiologista muito importante, pois a cardiomiopatia hipertrófica pode causar arritmia e levar à morte súbita. O diagnóstico pode ser difícil, pois muitas vezes não é simples distinguir o músculo normal do tecido doente, dificuldade ainda maior em atletas, cujo coração tem geralmente espessura maior.
Dentre os exames indicados para o diagnóstico estão o eletrocardiograma, o ecocardiograma e a ressonância magnética, além de testes genéticos, que irão confirmar a presença da anormalidade e ajudar a orientar o tratamento. Contudo, é o cardiologista quem deve solicitar e interpretar os exames e, com você, fazer as escolhas corretas de tratamento e prevenção das complicações.

Como combater o colesterol 
O Dia Mundial de Combate ao Colesterol é uma data que foi criada com o objetivo de incentivar a mudança no estilo de vida e conscientizar as pessoas sobre a importância de controlar os níveis de lipídios no sangue, pois o colesterol elevado, também conhecido como dislipidemia, é um dos fatores de risco mais conhecidos em relação à aterosclerose, quando há um entupimento nas paredes das artérias, e que pode resultar na ocorrência de doenças cardiovasculares.
Apesar de parecer um vilão, o colesterol é muito importante para o nosso organismo, sendo necessário para a produção de diversos hormônios, além de fazer parte da composição dos sais biliares, que auxiliam na digestão das gorduras da dieta. Existem basicamente dois tipos de colesterol, o HDL, conhecido como o “bom colesterol”, e o LDL, conhecido como o “colesterol mau”.
E para garantir o equilíbrio entre os dois e o bom funcionamento do organismo, é importante estar sempre atento aos níveis ideais do colesterol no sangue, sendo os de HDL, com ou sem jejum de 12 horas, >40 mg/dL, enquanto que os níveis ideais para LDL são de, no máximo, 100 mg/dL. Mas, no caso de existirem outros fatores de risco para infarto e AVC, pode ser que o nível ideal seja de 70 ou mesmo 50 mg/dl.
Por tudo isso é muito importante estar sempre em contato com o seu médico, fazer os exames regulares que ele indicar, manter hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas, para assim, vencer esse inimigo silencioso da saúde do seu coração.

Como prevenir o infarto
Com certeza você já ouviu falar no infarto agudo do miocárdio, mais conhecido como infarto ou ataque do coração. Ele acontece quando ocorre a obstrução de uma das artérias coronárias (vasos que levam o sangue para o coração) e assim, o sangue não consegue chegar até a área do músculo cardíaco (chamado miocárdio) que recebe essa irrigação. Essa região, por não receber o sangue, morre e para de funcionar e, a depender da sua extensão, as consequências para o paciente podem ser bem graves.

Os sintomas mais comuns incluem dor ou desconforto no peito, habitualmente durando mais de 30 minutos, podendo irradiar para os braços, porção superior do abdome e pescoço, acompanhada de sudorese e, às vezes, sensação de enjoo.

É importante saber, por outro lado, que essa apresentação clínica pode variar. Mas se você tiver histórico de infarto na família, é importante permanecer atento para não deixar de tratar esse sintoma a tempo. Isso é fundamental, pois existem tratamentos efetivos que, se feitos em até quatro ou seis horas do início dos sintomas, podem limitar a extensão da área infartada e melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes. O melhor, porém, é não descuidar da prevenção antes de ter um infarto. Adote um estilo de vida saudável, alimente-se de forma equilibrada, pratique atividade física regularmente e, se for fumante, pare. 

O sono e o seu coração
Você sabia que quando dormimos há um momento de repouso no nosso sistema cardiovascular, no qual tanto a frequência cardíaca quanto a pressão arterial são reduzidas? Esse processo é muito importante para a saúde do coração. Portanto quando descuidamos da qualidade do nosso sono, aumentamos a chance de termos doenças cardiovasculares, tais como a hipertensão arterial.
Além disso, alguns distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva, estão diretamente ligados ao risco de doenças cardiovasculares, inclusive ao desenvolvimento de aterosclerose coronária. 

Os cuidados com a insuficiência cardíaca
Esta é a condição na qual o coração não consegue bombear apropriadamente o sangue necessário para nutrir o organismo adequadamente, geralmente como consequência de alguma doença cardiovascular, como hipertensão ou infarto e provoca cansaço, falta de ar e arritmias. Assim, caso você apresente cansaço fácil, inchaço dos pés ou tornozelos, tosse seca e tenha sensação de palpitação, procure um cardiologista para que, caso o diagnóstico seja confirmado, começar o tratamento o mais precocemente possível.
Não esqueça, porém, que o melhor caminho é a prevenção, combinando atividade física regular, alimentação saudável, medindo a pressão arterial pelo menos duas vezes por ano e fazendo avaliações médicas regulares

Painéis Genéticos Cardiológicos
Os cuidados com o seu coração também podem ser feitos no Fleury Genômica, analisando a história dele através dos nossos testes genéticos em cardiologia. Contamos com doze painéis que vão ajudar na confirmação de um diagnóstico suspeito, como o de arritmias cardíacas hereditárias ou mesmo cardiomiopatias hereditárias, e caso confirmado, é possível fazer o rastreio dos seus familiares, verificar os que apresentam a condição hereditária e assim, auxiliar na prevenção e cuidado de todos. Além disso, os exames podem ser realizados em todo o Brasil através do kit coleta por saliva e contamos com uma assessoria completa para tirar todas as suas dúvidas e do seu médico durante o processo. Para mais informações, clique aqui

A Hipercolesterolemia familiar
Às vezes para entender a saúde do seu coração, você precisa compreender a sua história e com isso o Fleury Genômica pode lhe ajudar.
Você sabia que a hipercolesterolemia familiar é uma condição genética que afeta aproximadamente um a cada 250 indivíduos em nossa população? Ela é caracterizada pelo aumento dos níveis de colesterol no sangue e se não identificada e tratada precocemente, aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, por ser genética, é preciso ficar atento aos sinais em crianças e adolescentes, como o nível de LDL-colesterol muito elevado (acima de 190 mg/dL), principalmente se houver algum caso da doença na família.
Os testes genéticos, como o painel de hipercolesterolemia familiar, ajudam a identificar quem apresente essa predisposição e orientam a adotar medidas de prevenção mais precoces. Então, caso suspeite de algo, consulte o seu médico e converse sobre o assunto. Saiba mais em clicando aqui.

O cuidado com o coração da criança
O LDL é uma fração do colesterol que é considerado um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de aterosclerose, angina e infarto e quanto mais tempo ele ficar elevado, maior o risco de estes problemas surgirem. Com o aumento da obesidade, do sedentarismo e de hábitos alimentares não saudáveis, tem-se observado aumento do número de crianças e adolescentes com LDL elevado (> 160 mg/dL), o que pode aumentar muito a chance de surgir doença cardíaca. Além disto, existem certas formas genéticas de dislipidemias (doenças que causam aumento do colesterol) que também podem fazer com que os níveis de LDL aumentem, mesmo em crianças e adolescentes. Por isso, estimule a prática de atividades físicas regulares, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e no caso de crianças obesas, diabéticas e com história familiar, converse com seu médico para avaliar se é necessário dosar o colesterol de seu filho, para que o coração dele bata forte e saudável por muito tempo. E conheça mais sobre as formas genéticas de dislipidemia clicando aqui.

Centro Integrado Cardiológico e Neurovascular
Localizado na unidade Ponte Estaiada, o Centro Integrado Cardiológico e Neurovascular é um espaço moderno, com tecnologia de ponta e uma equipe especializada que oferece diagnósticos rápidos para uma avaliação completa da saúde do seu coração, dos casos simples aos mais complexos.
Nele, você pode realizar desde os exames preventivos para um acompanhamento de rotina até uma avaliação completa para atletas de alta performance.

Realize seus exames cardiológicos em casa ou onde estiver
Estamos sempre pensando no seu conforto e segurança. E, para que você cuide da sua saúde do seu coração, nossos profissionais podem ir até a sua casa, ou onde preferir, com o Fleury em Casa, realizando exames cardiológicos, como o MAPA/Holter, de forma prática, com o cuidado e a segurança que você conhece.

Converse com seu médico cardiologista e conte com a gente para cuidar da sua saúde.