Imunidade e reincidência - COVID-19

Entenda o que é um passaporte ou certificado de imunidade - novo termo relacionado à COVID-19 que surgiu na mídia.

Recentemente um novo termo relacionado à COVID-19 surgiu na mídia – o passaporte ou certificado de imunidade.  E o que motivou essa nova definição foi a possibilidade de permitir a volta ao trabalho a quem pudesse demonstrar, via testes sorológicos, a imunidade contra o SARS-CoV-2.

Para explicar essa questão, vamos voltar um pouco e explicar sobre como a imunidade é construída. Quando o nosso organismo entra em contato com um vírus (ou outro patógeno) ao qual nunca esteve exposto antes, o objetivo inicial é controlar a infecção causada por esse vírus o mais rapidamente possível. E essa resposta é inespecífica ou seja, não exige a produção de qualquer substância. Essa resposta inicial é feita pela imunidade inata.

Paralelamente à ação da imunidade inata, o sistema imunológico começa a montar uma resposta mais específica, cuja função é a de eliminar totalmente a infecção, a chamada imunidade adaptativa. Para isso, esse sistema conta com duas células, B e T. Enquanto a célula B é a responsável pela produção de anticorpos, proteínas que se ligam na superfície do vírus para impedir a sua multiplicação, a célula T procura destruir o local onde o vírus se encontra.

Na prática, os testes sorológicos disponíveis para o diagnóstico de algumas doenças buscam saber se a pessoa que teve a infecção apresenta os anticorpos indicativos que o sistema imunológico funcionou frente ao vírus. Por conta disso surgiu o termo passaporte de imunidade.

Existem alguns estudos feitos e outros em andamento, nos quais se procura saber o motivo pelo qual algumas pessoas possuem a COVID-19 de forma assintomática ou com pouquíssimos sintomas; como alguém que teve essa doença vai se comportar frente a uma possível reinfecção; se a imunidade provocada pela doença é duradoura; entre outras.

Muitas questões para as quais infelizmente ainda não temos as respostas. Por esse motivo, os cientistas têm desenvolvido testes sorológicos cada vez mais assertivos, na busca dos que desenvolveram a imunidade e assim, poderem voltar ao trabalho.

Outras Notícias

Cuidado Integrado para Empresas

Empresa mais tradicional de diagnósticos do mercado brasileiro, Grupo Fleury cria serviço de consultoria que auxiliará companhias na retomada de atividades com soluções que envolvem etapa de testagem diagnóstica de colaboradores, consultoria médica para definição de protocolos de segurança de saúde e coordenação de cuidados com aplicação de telemedicina e prontuário eletrônico

Vacine-se contra a gripe no Fleury

O Fleury disponibiliza a vacina quadrivalente contra a gripe, uma vacina inativada que protege contra quatro diferentes vírus influenza.

Mitos e verdades no tratamento por infusão

Dúvidas nunca faltam quando você começa um novo tratamento. Como em todas as situações novas, por vezes você se sente inseguro e busca informações na internet ou troca ideias com pessoas próximas, para entender melhor o que enfrentará. O mesmo ocorre com o tratamento por infusão, cuja recomendação médica vem se tornando mais frequente a cada dia; pois, resultado de pesquisas científicas comprovam, cada vez mais, os benefícios da terapia biológica no controle dos sintomas, em doenças crônicas autoimunes.

Grupo Fleury desenvolve teste de diagnóstico da COVID-19 inédito no mundo

O novo teste detecta proteínas do novo coronavírus e abre oportunidade para estudo da dinâmica da doença. Com objetivo de ofertar testagem em larga escala para regiões afastadas, método proteômico por espectrometria de massas garante estabilidade de amostras e possibilita mais rapidez no resultado e com custo menor.