Projeto TEAcolher Fleury

Um cuidado especial para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Cada indivíduo com transtorno do espectro do autismo (TEA) é único e comporta-se de forma própria. Foi pensando no conforto e no bem-estar desse público tão especial que o Fleury criou o Projeto TEAcolher Fleury.


O objetivo dessa iniciativa é aprimorar o atendimento ao paciente, entender suas necessidades para que ele e sua família tenham uma experiência leve e diferenciada dentro do Fleury.


Colocar essa ideia em prática foi um grande desafio. Iniciamos selando uma parceria com o núcleo de autismo da Psiquiatria Infantil da UNIFESP, liderado pela Dra. Daniela Bordini, e criando um grupo de trabalho multidisciplinar no Fleury que em conjunto desenvolveu todo o projeto.


A partir daí foi desenvolvido um modelo de capacitação interna aos colaboradores e médicos do Fleury sobre o TEA - Transtorno do Espectro do Autismo contemplando:

  • Personalizar o atendimento desses pacientes traçando principais características de cada um deles;
  • Capacitar a equipe para oferecer maior acolhimento ao paciente e sua família;
  • Estabelecer fluxos ágeis para evitar espera;
  • Sensibilizar e Refinar o conhecimento sobre o manejo desses pacientes.


A unidade Morumbi, que conta com o Fleury Kids, foi escolhida para colocar em prática o projeto no formato piloto. A capacitação foi focada nos times de atendimento, coleta e médicos. A equipe do atendimento móvel e a unidade Fleury Itaim também já foram qualificadas.


Inspirada nas pistas visuais (muito utilizadas no seguimento desses pacientes) a comunicação através de desenhos foi elaborada para dar maior suporte à família e ao paciente na previsibilidade do procedimento, já que este é um dos principais pilares para concluir com êxito o atendimento aos pacientes portadores de TEA.


Clique aqui para baixar os roteiros sobre o exame de sangue e eletrocardiograma.


Além disso, também estão sendo analisadas outras formas de acolher os clientes e seus acompanhantes.


Olhar para cada pessoa de forma individualizada e entender suas necessidades é a forma que o Fleury encontrou para cuidar de cada paciente de um jeito diferente e especial. Esse é e sempre será o nosso maior propósito.


Preparamos também um questionário para facilitar o atendimento do seu filho.

Clique aqui para baixar