Semana Internacional da Tiroide

De 25 a 29 de maio acontece a campanha de conscientização sobre as disfunções tireoidianas - a Semana Internacional da Tiroide.

Você sabia que uma pequena glândula em formato de gravata-borboleta localizada na frente da laringe é responsável pela produção de dois hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo? Chamada de tiroide , essa pequena glândula contribui em grande parte para o funcionamento do nosso metabolismo. De seu bom funcionamento depende o ritmo de produção de energia dentro das células e, consequentemente, o ritmo de trabalho de todos os órgãos. Entretanto, atualmente, longe de ser um problema, qualquer alteração na tiroide é facilmente identificada e, com tratamento adequado e acompanhamento médico, os sintomas desaparecem, e a pessoa pode levar uma vida absolutamente normal.

Como ela funciona
A tiroide é responsável pela produção de dois hormônios: T3 (ou tri-iodotironina) e T4 (tetraiodotironina ou tiroxina). Eles são os responsáveis por controlar um conjunto complexo de processos que ocorrem no interior de cada célula do corpo, transformando as calorias ingeridas pelos alimentos e o oxigênio da respiração em energia necessária à manutenção das funções vitais e à realização de atividades físicas. Na quantidade adequada, esses hormônios desempenham papel importante no cérebro, no intestino, no coração, no sistema reprodutivo, enfim, em todos os órgãos do corpo, para que funcionem em harmonia. Entretanto, em algumas situações pode ocorrer diminuição da produção dos hormônios da tiroide ( hipotiroidismo ) ou excesso da produção dos hormônios ( hipertiroidismo ).

Diferenças entre hipertireoidismo e hipotireoidismo  

Entendendo o hipotiroidismo
No hipotiroidismo , há deficiência na produção dos hormônios T3 e T4, que pode causar cansaço, fraqueza, intolerância ao frio, intestino preso, unhas e cabelos quebradiços e ganho de peso. Todos aqueles processos fisiológicos que aconteciam em uma velocidade normal desaceleram – o rim filtra os líquidos mais lentamente, a frequência cardíaca cai e a produção de energia por meio do metabolismo fica bem mais lenta.
Portanto, se você começar a sentir esses sintomas, procure um endocrinologista para verificar seus níveis hormonais e sua tiroide.

Entendendo o hipertiroidismo
Quando ocorre o inverso e o corpo pisa no acelerador, todos os sistemas do organismo aceleram seu ritmo de funcionamento – o coração bate mais rápido, há uma produção maior de suor, as pessoas vão ao banheiro várias vezes ao dia e tendem a perder peso, pela aceleração do metabolismo basal.

E quando surgem nódulos?
Além do hipo e do hipertiroidismo, outro distúrbio que pode ocorrer na tiroide é o achado de nódulos. Grandes ou pequenos, em pouca ou maior quantidade, na maioria dos casos eles são assintomáticos e benignos – e não influenciam o funcionamento da glândula. Por isso, os médicos ressaltam que é importante não se assustar com a presença deles e ouvir sempre a opinião de um especialista.

Para acessar todo o conteúdo desenvolvido para a Semana Internacional da Tiroide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, clique aqui.

A SBEM também está realizando lives sobre o tema, sempre às 18h, com 20 minutos de duração, no canal do instagram @tireoidesbem. Confira: 

26/05: Acompanhamento e cuidados com pacientes com hipo ou hipertireoidismo

27/05: Orientações aos pacientes com câncer de tireoide em tempos da COVID-19

28/05: Cirurgias de tireoide durante epidemia Covid-19: É melhor adiar?

29/05: Problemas de tireoide e diagnóstico de Covid-19. Orientações, cuidados com internação

30/05: Tireoidite de Hashimoto, oftalmopatia, uso de imunossupressores

Acesse também o material dedicado aos problemas na tireoide durante à pandemia do novo coronavírus, clique aqui.


Fleury. A gente cuida, você confia.
Para realizar os testes PCR e Sorológico no Fleury, agende online clicando aqui.