Semana Internacional da Tiroide 2021

Entre os dias 24 e 28 de maio acontece a Semana Internacional da Tiroide 2021 - alerta para o papel da dose certa dos hormônios tiroidianos para a saúde do coração

Entre os dias 24 e 28 de maio acontece a Semana Internacional da Tiroide 2021. A campanha desse ano tem como tema "Tiroide e Coração" e seu objetivo é alertar para o papel da dose certa dos hormônios tiroidianos para a saúde do coração, já que tanto a falta quanto o excesso desses hormônios podem ser prejudiciais à saúde do coração.

Organiza pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, essa edição trará diversos conteúdos sobre a dose certa do hormônio tireoidiano para a saúde do coração. Saiba mais sobre a campanha aqui.

Entendendo a tiroide
A tiroide tem formato de borboleta e está localizada na base do pescoço.
Sua função é produzir e liberar para a circulação sanguínea dois hormônios - a tri-iodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4 ou tiroxina) - que regulam algumas funções como:
- temperatura corporal
- frequência cardíaca e pressão arterial
- ritmo intestinal
- estados de humor

Muitas vezes silenciosas e provocando sintomas inespecíficos, as doenças da tiroide podem demorar algum tempo até serem diagnosticadas. No entanto, a avaliação hormonal sanguínea pode detectar as duas doenças mais comuns da tiroide, o hipotiroidismo e o hipertiroidismo. 
Já a ultrassonografia pode ser necessária caso haja a presença de nódulos.

Diferenças entre hipo e hipertiroidismo
No hipotiroidismo , há deficiência na produção dos hormônios T3 e T4, que pode causar alguns sintomas como cansaço, fraqueza, intolerância ao frio, intestino preso, unhas e cabelos quebradiços e ganho de peso. Processos fisiológicos que aconteciam em uma velocidade normal desaceleram – o rim filtra os líquidos mais lentamente, a frequência cardíaca cai e a produção de energia por meio do metabolismo fica bem mais lenta.

O hipertiroidismo é quando ocorre o inverso e o corpo pisa no acelerador, fazendo com que os sistemas do organismo acelerem seu ritmo de funcionamento – o coração pode bater mais rápido, há uma produção maior de suor, as pessoas vão ao banheiro várias vezes ao dia e tendem a perder peso, pela aceleração do metabolismo basal.

Em caso de sintomas, procure um endocrinologista. Ele irá avaliar a necessidade de realizar alguns exames, como os hormônios da tiroide por exemplo.

Você também pode contar com o nosso Centro Diagnóstico Avançado de Nódulo de Tiroide, um ambiente exclusivo na unidade República do Líbano III, dedicado à investigação dessas lesões. A análise é feita por uma equipe multidisciplinar, que interpreta os resultados e facilita para o seu médico a tomada de decisões

A gente cuida, você confia.