Vacina contra a COVID-19. O que podemos esperar?

Entenda o panorama sobre as iniciativas em desenvolvimento ao redor do mundo.

Desde que diversos casos de pneumonia de origem desconhecida foram reportados no final do ano passado em Wuhan, na China, a humanidade tem enfrentado uma nova pandemia. Diante desse cenário, tornou-se urgente o desenvolvimento de uma vacina que possa ser disponibilizada de forma rápida e para todos.

Atualmente, o cenário global de pesquisa de uma vacina contra a COVID-19 contempla 136 produtos candidatos, dos quais dez estão em fase clínica de desenvolvimento, ou seja, sendo testados em adultos saudáveis, a fim de avaliar sua segurança e imunogenicidade (quando uma substância gera uma resposta imune, como o desenvolvimento de anticorpos).

Uma característica marcante do cenário de pesquisa de vacinas para COVID-19 é a variedade de plataformas tecnológicas em avaliação neste momento, incluindo ácido nucleico (DNA e RNA), peptídeo, vetor viral (replicante e não replicante), proteína recombinante, abordagens de vírus vivo atenuado e vírus inativado. Tais plataformas tecnológicas têm, como principal antígeno-alvo para o desenvolvimento de um novo imunizante, a proteína Spike, presente na superfície do coronavírus e responsável pela adesão do vírus ao receptor da enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2) em humanos.

O desenvolvimento de uma nova vacina é um processo demorado e caro, geralmente com duração de 10 anos. O atual esforço global para a pesquisa e o desenvolvimento de imunizantes em resposta à pandemia de COVID-19 é sem precedentes, em termos de escala e velocidade. Devido à necessidade de rapidez, há uma possibilidade de que as vacinas possam estar disponíveis já em 2021, sob uso emergencial ou protocolos regulatórios semelhantes.

E, para que isso aconteça, será necessária uma forte coordenação e cooperação internacional entre produtores, órgãos regulatórios, financiadores, órgãos de saúde pública e governos para garantir que as vacinas candidatas promissoras e em estágio avançado de desenvolvimento possam ser fabricadas em quantidades suficientes e fornecidas equitativamente a todas as áreas afetadas pela pandemia, particularmente em regiões com poucos recursos financeiros.


Fleury. A gente cuida, você confia.
Para realizar os testes PCR e Sorológico no Fleury, agende online clicando aqui.