Mitos e verdades no tratamento por infusão

Dúvidas nunca faltam quando você começa um novo tratamento. Como em todas as situações novas, por vezes você se sente inseguro e busca informações na internet ou troca ideias com pessoas próximas, para entender melhor o que enfrentará. O mesmo ocorre com o tratamento por infusão, cuja recomendação médica vem se tornando mais frequente a cada dia; pois, resultado de pesquisas científicas comprovam, cada vez mais, os benefícios da terapia biológica no controle dos sintomas, em doenças crônicas autoimunes.

Para começar, é importante definir exatamente o que é infusão na medicina: trata-se da administração de medicamentos e nutrientes diretamente por agulha em vias de acesso não-fisiológicas. O acesso direto na veia, ou intravenoso, e o acesso ao tecido abaixo da pele, ou subcutâneo, estão entre as principais vias não fisiológicas.  Dentre as condições clínicas beneficiadas pela terapia biológica por infusão, incluem as doenças autoimunes, as doenças inflamatórias e as doenças alérgicas.

Como os agentes biológicos são uma classe relativamente nova de medicamentos, de alta complexidade, ainda existem muitas dúvidas sobre a terapia biológica administrada por infusão. Os pacientes querem saber como é feita a aplicação, quais os efeitos colaterais, qual a duração do tratamento, entre outras indagações, para se sentirem seguros e confiantes ao iniciar os procedimentos.

Certamente, você também busca mais informações sobre o medicamento biológico prescrito e, por vezes, encontrará alguns mitos sobre o tratamento por infusão. Aqui, temos um passo a passo para oferecer respostas às dúvidas mais frequentes: 

Mito: o tratamento é dolorido 

Verdade: depende da sensibilidade ou grau de desconforto de cada pessoa, quanto ao uso de agulhas, obrigatórias em toda terapia intravenosa e subcutânea. Dependendo de quantas sessões de terapia você será submetido, esse também será o número equivalente, em que você receberá a injeção por agulha. Contudo, o processo de administração da medicação é, em sua maior parte, indolor.

Mito: a aplicação do medicamento é muito demorada

Verdade: o tempo de administração das infusões é bem variado, de alguns minutos a algumas horas. Para alguns medicamentos biológicos, os pacientes precisam dedicar um dia inteiro à medicação. O tempo de administração de cada medicamento é determinado em função do princípio ativo (farmacocinética), da via de administração, da ação desejada (farmacodinâmica) e do volume a ser administrado. São também consideradas algumas características do paciente, como o peso e a idade (parâmetros essenciais para o cálculo da dose e para a determinação do tempo de administração de alguns medicamentos). Outros fatores que influenciam o tempo de administração As condições físicas gerais do paciente (como o calibre e as condições da veia onde se fará a administração) e os eventos adversos que o paciente venha a apresentar durante a administração do medicamento, podem ser outros fatores a influenciar a administração.

Mito: preciso ficar internado em um hospital

Verdade: centros de terapia por infusão podem ser encontrados em hospitais; mas a terapia por infusão não se restringe ao ambiente hospitalar, sendo amplamente encontrada em centros de terapia de infusão de âmbito ambulatorial, como o Centro de Infusões Fleury. Além disso, medicamentos imunobiológicos podem até ser administrados na casa do paciente, por profissionais de enfermagem especializados e treinados. Tudo vai depender da medicação prescrita, de sua via de administração e das condições clínicas de cada paciente.

Mito: a aplicação é muito arriscada

Verdade: somente médicos e profissionais de enfermagem podem aplicar a terapia intravenosa para monitorar o paciente de perto, minimizando o risco de efeitos colaterais ao paciente. Somente médicos podem indicar tratamento com medicamentos por administração intravenosa, na dosagem correta para cada paciente, sempre considerando o seu quadro clínico. Na aplicação, o profissional punciona a veia correta, onde deve injetar o medicamento. Dessa forma, somente médicos e profissionais de enfermagem qualificados, treinados em terapia infusional, podem conduzir esse processo.

Mito: conheço alguém que teve uma reação ruim

Verdade: todos nós reagimos de maneira diferente aos medicamentos. Você pode não apresentar nenhum evento adverso, enquanto outra pessoa não responderá da mesma forma ou poderá ter muitos efeitos colaterais. Os medicamentos biológicos têm potencial para causar efeitos adversos graves; porém, isso indica apenas um potencial ou um risco, mas não uma certeza. Antes da administração de medicamentos biológicos, o seu médico deve solicitar uma série de exames para avaliar o seu risco de ter efeitos colaterais. Ler a lista de efeitos colaterais na bula de um medicamento, pode ser assustador. Mas lembre-se de que é necessário a bular listar todos os eventos ocorridos durante a fase de estudos, mesmo quando algo tenha ocorrido em apenas uma pessoa.

Mito: os efeitos colaterais são piores que a doença

Verdade: apenas o seu médico pode avaliar o potencial de efeitos colaterais dos medicamentos prescritos para você e, ao mesmo tempo, consideraros efeitos deletérios da sua doença não tratada de forma adequada. A terapia biológica é indicada para doenças sistêmicas, como exemplo a artrite reumatoide (AR), cujo o não tratamento pode levar a efeitos bem graves. A inflamação da AR afeta as articulações e pode se estender a outros órgãos do corpo. Quando não tratada, pode causar problemas no coração, rins, pulmões, olhos, nervos periféricos e muito mais, além de reduzir a sua expectativa de vida.

Mito:  meu corpo já tem muitos problemas para arriscar com medicamentos biológicos

Verdade: preocupar-se com o desenvolvimento de problemas físicos adicionais é compreensível. Antes de rejeitar a possibilidade de iniciar o tratamento, considere os efeitos atuais e futuros que a sua doença pode provocar na sua condição de saúde.  Certamente, o seu médico irá avaliar se os seus sintomas atuais podem ser consequência da sua doença autoimune, cuja inflamação pode afetar muitos órgãos do corpo. Portanto, o tratamento com terapia por infusão também pode ter um impacto positivo em outros problemas de saúde e o médico saberá avaliar os ganhos para a sua saúde como um todo.

Mito: a infusão biológica pode resultar em ganho de peso

Verdade: a infusão de medicamentos biológicos não leva ao ganho de peso. Uma razão para o ganho de peso pode ser secundária ao uso de glicocorticoides ou à melhoria geral da saúde. O processo inflamatório sistêmico, dor e fadiga podem afetar o apetite, além de prejudicar o corpo.

Mito: medicamentos biológicos podem perder sua eficácia.

Verdade: algumas pessoas se dão muito bem com um medicamento administrado por mais de uma década. Em outras pessoas, o sistema imunológico parece encontrar uma maneira de contornar o mecanismo biológico inibido pelo medicamento, dentro de meses ou anos, resultando que um determinado medicamento pare de funcionar. Nessa situação, é preciso tentar outro mecanismo de ação. Isso pode acontecer por mais de uma vez. Embora uma experiência inicial possa ser frustrante, existem opções de tratamento, pois há muitos os produtos biológicos disponíveis e em desenvolvimento.

Mito: os medicamentos biológicos são muito caros 

Verdade: os medicamentos biológicos realmente têm custo elevado, mas antes de tudo, você precisa verificar a cobertura do seu plano de saúde. Caso não tenha um plano de saúde, verifique com o seu médico ou no Centro de Infusões de Fleury se existem programas de suporte das empresas farmacêuticas, que possam ajudar a reduzir os valores para viabilizar o seu tratamento.

Mitos e Verdades existem em todas as áreas da medicina ou da vida cotidiana. O mais importante é que você inicie um tratamento sem dúvidas e inseguranças, converse com o seu médico e avalie com ele os benefícios do tratamento para a sua saúde como um todo. Os médicos indicam o tratamento por infusão, porque eles se baseiam em   pesquisas científicas que comprovam os benefícios dos medicamentos imunobiológicos. O advento da terapia biológica trouxe um impacto positivo ao tratamento de doenças crônicas, possibilitando a obtenção da remissão de doenças autoimunes para um maior número de pacientes, aumentando a qualidade e a expectativa de vida.

Para saber mais, acesse www.fleuryinfusoes.com.br. Fale conosco pelo telefone (11) 5035-2121 ou pelo whatsapp (11) 96606-4249.