A genética de cada um | Revista Fleury Ed. 14

Cassandra Corvello, responsável pelo Programa de Aconselhamento Genético do Fleury

O que é aconselhamento genético?
Aconselhamento genético acontece quando uma pessoa, preocupada com a ocorrência ou o risco de ter uma doença genética em sua família, procura um especialista e, juntos, eles começam a mapear o histórico.

Para que serve essa consulta?
O geneticista deve coletar e interpretar dados individuais, familiares e reprodutivos. Também cabe ao especialista determinar o modo de herança e o risco de transmissão da condição genética, além de identificar, coordenar, interpretar e explicar testes laboratoriais e outros estudos diagnósticos.

A quem se destina?
Pessoas preocupadas com o risco de desenvolver uma determinada condição genética, devido a sua história pessoal ou familiar, ou que buscam informações sobre testes genéticos laboratoriais disponíveis.

Em que situações o aconselhamento genético prénatal é indicado?
Esse serviço é muito procurado por casais que querem ter filhos. É aconselhado para mulheres acima de 35 anos com planos de gestação, quando há consangüinidade entre o casal, quando surgem resultados anormais no teste bioquímico de risco fetal ou na ultra-sonografia fetal. Também podem procurar esse serviço pessoas com história pessoal ou familiar de uma doença hereditária e/ou genética desconhecida ou suspeita, anomalia de nascimento ou anormalidade de cromossomos. Recomenda-se que gestantes portadoras de alguma doença que possa alterar o desenvolvimento fetal procurem o aconselhamento genético. Outros casos que precisam de aconselhamento são: predisposição étnica para determinadas doenças genéticas; casais que tiveram e/ou têm um filho com malformações, doença metabólica, ou deficiência mental sem causa definida; duas ou mais perdas gestacionais anteriores; e infertilidade no casal.

Outras Notícias

Grupo Fleury e Kunumi fecham parceria para uso de inteligência artificial no combate à COVID-19

Projeto prevê aplicação de algoritmos para identificar e comparar padrões em hemogramas de pacientes testados para doença. Objetivo é desenvolver modelo preditivo para auxiliar médicos no diagnóstico da doença.

Campanha Cuide com Todo Coração

Ele está com você desde o primeiro instante. Acompanhando a sua trajetória pelas batidas. Pulsando a cada nova etapa, conquista, sensação. E agora, mais do que nunca, você deve entendê-lo. Prevenindo-se para que o amanhã seja sempre melhor. Por isso vamos falar desse órgão tão importante nos próximos dias, para que você aprenda ou continue a cuidar dele com todo o seu coração.

Resultados da terceira fase do mapeamento da COVID-19 em São Paulo

Pesquisa estima 1,5 milhão de pessoas com 18 anos ou mais infectadas pelo novo coronavírus na capital paulista. Dados são da terceira etapa do projeto de monitoramento da soroprevalência do SARS-CoV-2 no município; baixa renda segue como grupo mais atingido pela pandemia.

Aleitamento Materno – Agosto Dourado

A amamentação é uma das melhores estratégias para salvar vidas infantis e melhorar a saúde e o desenvolvimento econômico e social dos indivíduos e das nações. Vale ressaltar que o profissional de saúde deve sempre informar sobre a importância da amamentação e apoiar a resolução materna. O suporte à mulher que amamenta é fundamental para a manutenção do aleitamento materno.