Quando pensamos em saúde, sempre nos preocupamos com o funcionamento do nosso organismo. Isso é fundamental para ter uma boa qualidade de vida.
Quando pensamos em saúde, sempre nos preocupamos com o funcionamento do nosso organismo. Isso é fundamental para ter uma boa qualidade de vida. Mas olhar o que está ao nosso redor também é importante. Você já se perguntou quanto o meio ambiente influencia sua vida? Como a cidade em que você vive mexe com a sua saúde? Para responder a essas e outras perguntas, ouvimos o arquiteto e urbanista Renato Cymbalista. ""O ambiente urbano influencia muito mais a vida das pessoas do que a gente imagina. Uma cidade boa produz efeitos sobre a própria saúde"", afirma ele.
Cymbalista sugere o uso de meios de transporte limpos, como a bicicleta, tema que discutimos nesta matéria. Além de não poluir e ser uma ótima alternativa ao trânsito engarrafado das grandes cidades, andar de bicicleta é um dos exercícios mais completos que existem. Mas o meio de transporte que usamos é apenas um dos comportamentos que podem ajudar a melhorar nossa saúde e a de nossa cidade. Bons exemplos são tirar da tomada aparelhos que ficam em stand-by, reciclar lixo, trocar o copo de plástico por uma caneca e usar ao máximo a luz do sol para iluminar um ambiente. ""O importante é a reflexão sobre cada ato do dia-a-dia a fim de encontrar saídas inteligentes e sustentáveis para os problemas"", afirma Daniel Marques Périgo, gerente de Sustentabilidade do Fleury.
Reflexão sobre o cotidiano é o que sugerimos a você com a nossa reportagem de capa, sobre Cronobiologia, um ramo da ciência que estuda a relação entre o funcionamento do nosso organismo e os horários do dia. Ao se conhecer melhor, você pode ter uma vida mais prazerosa. Em um mundo no qual não se pode mais perder tempo, é importante saber como o relógio biológico influencia sua força, velocidade, energia, coordenação, capacidade de atenção, concentração e criatividade.
Boa leitura!
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.