A vida em sua plenitude | Revista Fleury Ed. 18

Empresas investem em ações de promoção de saúde para oferecer melhor qualidade de vida aos seus funcionários

Viver bem, em qualquer etapa da vida, significa ter saúde, disposição e energia para conviver com amigos e familiares, sentindo-se útil dentro de uma comu­nidade e realizando atividades que forneçam prazer e realização. Crianças precisam dos pais presentes e de estímulos para seu desenvolvimento físico e cognitivo; adolescentes precisam do grupo de ami­gos e de apoio para fazerem a transição entre o uni­verso infantil e o mundo adulto; e adultos precisam de uma rede social que permeie suas conquistas profissionais e pessoais. Com o passar dos anos, essas necessidades se transformam, mas não aca­bam; envelhecer bem significa envelhecer integra­do, ativo e com autonomia. E, para vivenciar esse amadurecimento de maneira mais colorida e plena, cuidados preventivos com o corpo e a mente são essenciais. “As atividades indicadas para um bom envelhecimento são aquelas que têm por objetivo a manutenção da autonomia do indivíduo, valori­zando a integração com a família e a sociedade. E isso é essencial até o último dia de nossas vidas”, aponta o geriatra Nelson Carvalhaes Neto, do Fleu­ry Medicina e Saúde.

Comunicação pela web
Nesse contexto, a internet pode ter um papel essen­cial. Ao facilitar a comunicação, diminuir as dis­tâncias e colocar a pessoa em contato com filhos e netos, além de amigos, novos e antigos, ela diminui a sensação de isolamento, que pode levar a um qua­dro depressivo, bastante comum nessa faixa etária. Até mesmo o estímulo intelectual, que a leitura de notícias e a pesquisa por informações que o com­putador permite, traz benefícios para a qualidade de vida, estimulando as funções cognitivas, que sofrem uma perda natural com o amadurecimento.

Outro recurso atraente são as universidades abertas para a terceira idade. Geralmente, oferecem cursos livres, com duração variada, e formam tur­mas somente com pessoas acima de 60 anos. É uma oportunidade para manter uma rede social própria e, ao mesmo tempo, despertar o interesse por novas áreas do conhecimento. Sem contar as viagens em grupo, também oferecidas por empresas especiali­zadas – em muitas, há programas de intercâmbio similares aos oferecidos para adolescentes.

Atividade física
Para ter disposição para tudo isso, no entanto, a prá­tica de atividades físicas é essencial. “A atividade física é uma das coisas mais importantes. Mesmo sendo responsável por prevenir doenças e promover a saúde em qualquer idade, é na maturidade que seus resultados são particularmente transformadores, causando um grande impacto no bem-estar”, expli­ca a fisioterapeuta Mônica Perracini, coordenadora do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Uni­versidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Podem ser caminhadas, atividades na água, como natação e hidroginástica, musculação na academia e dança de salão. Os ganhos vão desde a redução da gordura corporal e melhora do condicionamento cardiovascular até o fortalecimento da musculatura e dos ossos e o resgate da postura e do equilíbrio.

Em meio a essa rotina integrada e ativa, é essen­cial não se esquecer do acompanhamento médico e da prevenção das disfunções que podem ocorrer com o envelhecimento, como problemas nutricio­nais e dificuldades com equilíbrio. “A grande inca­pacidade física sempre foi precedida de uma peque­na incapacidade negligenciada pela pessoa e pela família. Se esse déficit funcional for detectado com antecedência, é mais fácil reverter esse quadro”, explica o geriatra. Portanto, é muito importante procurar o médico ao menor sinal de que alguma coisa não está bem, em vez de achar que isso pode ser um sinal inevitável do envelhecimento – a me­dicina hoje tem recursos para permitir uma quali­dade de vida muito melhor do que no passado.

Outras Notícias

Aleitamento Materno – Agosto Dourado

A amamentação é uma das melhores estratégias para salvar vidas infantis e melhorar a saúde e o desenvolvimento econômico e social dos indivíduos e das nações. Vale ressaltar que o profissional de saúde deve sempre informar sobre a importância da amamentação e apoiar a resolução materna. O suporte à mulher que amamenta é fundamental para a manutenção do aleitamento materno.

Webmeeting Centro de Infusões

Doença inflamatória intestinal e Covid-19: implicações em pacientes adultos e pediátricos

Hereditariedade das condições clínicas tratadas por infusões. É possível saber se meu filho também será acometido?

Ao receber o diagnóstico de uma doença grave, os pais sempre ficam aflitos para saber se ela é hereditária e qual a probabilidade de afetar os seus filhos. Para entender melhor essa questão, é preciso definir quais são as doenças tratadas por infusões que podem ser hereditárias.

Campanha Cuide com Todo Coração

Ele está com você desde o primeiro instante. Acompanhando a sua trajetória pelas batidas. Pulsando a cada nova etapa, conquista, sensação. E agora, mais do que nunca, você deve entendê-lo. Prevenindo-se para que o amanhã seja sempre melhor. Por isso vamos falar desse órgão tão importante nos próximos dias, para que você aprenda ou continue a cuidar dele com todo o seu coração.