O Fleury Medicina e Saúde conquistou a recertificação do College of American Pathologists (CAP), o mais importante selo de reconhecimento de qualidade internacional em análises clínicas e patologia do mundo.
A qualidade de vida sempre é essencial e, se for considerado o tempo que grande parte das pessoas passa, hoje, na empresa onde trabalha, aumenta muito o impacto das condições proporcionadas para seu conforto físico. Isso, obviamente, sem esquecer a necessidade do empenho de cada um em desfrutar, da melhor maneira possível, uma boa postura corporal.
O ritmo acelerado do dia a dia e a ampliação da jornada de produção acabaram por estabelecer uma estreita relação entre trabalho e determinados tipos de problemas de saúde. Entre eles, um dos mais comuns é a lombalgia, que atinge cerca de 80% da população mundial. “É uma dor na coluna bastante complexa e que pode ser provocada por inúmeros fatores, que vão desde questões posturais até emocionais, como as relacionadas ao estresse”, explica Pablius Staduto Braga Silva, médico do esporte do Fleury Medicina e Saúde.
Movimentos repetitivos, trabalhos que envolvam carregar peso, inclinar e realizar o movimento de torção da coluna e se manter prolongadamente em posições estáticas favorecem o aparecimento da lombalgia mecânica crônica, que é um tipo comum de dor nas costas. “Se não existe um bom apoio para a coluna, a sobrecarga de peso concentrada nessa região se transforma em dor”, explica Rodrigo Evers, educador físico do Fleury. Nesses casos, mesmo a lombalgia não se caracterizando como uma doença, pode provocar fortes dores, que podem impossibilitar a pessoa de realizar atividades como dirigir, sentar e até mesmo andar. “A lombalgia, além de ser um problema de saúde para o indivíduo, é também para a empresa, porque ela tem um impacto econômico na cadeia produtiva, já que os afastamentos, por causa desse tipo de dor nas costas, podem acontecer por tempo indeterminado”, afirma Silva.
Alongue-se!
Embora o diagnóstico da causa exata da lombalgia não seja simples, esse é um problema que tem solução. Alguns cuidados diários, como usar calçado com salto baixo e que absorva bem o impacto do peso corporal, fazer alongamentos e ter postura adequada, principalmente para levantar cargas pesadas, podem evitar as dores nas costas. “Existe também o recurso da ginástica laboral, mas a empresa precisa inserir isso no dia a dia do funcionário, criando uma cultura de alongamento, e não oferecendo isso apenas em um pequeno momento do dia”, afirma Silva. Para Evers, os exercícios devem fazer parte da rotina. “Realizar uma atividade física deveria ser tão essencial quanto as horas de sono durante a noite ou ter a mesma importância de uma refeição”, ressalta.
São raros os casos de lombalgia que necessitam de cuidados invasivos. “A cirurgia da coluna vertebral, por exemplo, deve ser considerada um tratamento de exceção, salvo situações relacionadas a acometimentos neurológicos, tumores e infecções”, explica Jamil Natour, professor livre-docente da disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Natour recomenda, ainda, muito cuidado com os medicamentos que ajudam a diminuir a dor. Eles só devem ser tomados com prescrição médica. “O uso de anti-inflamatórios e corticosteroides, sem acompanhamento médico, pode trazer problemas ainda maiores para a saúde da pessoa”, completa.
Para um cotidiano saudável no trabalho
Realize atividades físicas com regularidade.
Utilize uma parte da sua hora de almoço para fazer uma pequena caminhada.
Realize exercícios que não comprometam a dinâmica do seu trabalho, como alongamento de braços, pernas e pescoço.
Evite ficar muito tempo em uma mesma posição.
Use um bom calçado – de preferência, que absorva o impacto do peso corporal.
Sente-se com a postura ereta, em uma cadeira que se adapte às suas necessidades no trabalho.
Com temas atuais e constantemente discutidos pela comunidade médica, o Fleury Med Podcast traz convidados renomados para lhe oferecer conhecimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês