Atendimento completo | Revista Fleury Ed. 23

Após uma década de atividade, o Projeto GestAção amplia suas ações para gestantes e jovens da zona sul de São Paulo.

Após uma década de atividade, o Projeto GestAção amplia suas ações para gestantes e jovens da zona sul de São Paulo.

Todo ano, cerca de 300 gestantes em vulnerabilidade social recebem apoio, orientação e assistência do Projeto GestAção, desenvolvido pelo Fleury Medicina e Saúde, em parceria com o Centro Assistencial Cruz de Malta, no Jabaquara, zona sul de São Paulo.

Após dez anos de atuação, a iniciativa, que oferece exames pré-natais e palestras educacionais, teve o seu escopo ampliado tanto pela inclusão de ações que propiciam o fortalecimento da autoestima e da relação com o bebê e a família, como pela criação de dois novos núcleos: Cidadania e Orientação Sexual, para meninas de 12 a 16 anos, e Capacitação Profissional, para jovens de 16 a 24 anos.

Segundo Adriana Caires, coordenadora de Programas Sociais do Grupo Fleury, as novas frentes de trabalho surgiram como um aperfeiçoamento das ações existentes. “Não queremos desenvolver apenas o atendimento assistencial e a doação de exames: é possível fazer muito mais por essas mulheres”, afirma Adriana.

O trabalho com as adolescentes tem foco na prevenção da gravidez e na capacitação profissional. Para isso, foi introduzida a orientação psicológica, que pretende despertar nas jovens uma visão mais clara e ampla de futuro. “Fizemos um levantamento com esse público e descobrimos que a maioria das meninas que engravidam na adolescência são filhas de mães que as tiveram também nesse período”, conta Adriana.

Para fazer com que as adolescentes tenham outras perspectivas de vida, uma vez que grande parte das gestantes deixa as atividades profissionais ou educacionais nesse período, o novo formato dos programas sociais do Fleury busca auxiliar a inserção delas no mercado de trabalho, a partir do curso de capacitação profissional realizado na sede do Centro Assistencial Cruz de Malta, com metodologia da Fundação Projeto Pescar.

Depois de passar pela capacitação teórica, as jovens terão oportunidade de estagiar nas instalações da empresa e concorrer a vagas internas, além de serem encaminhadas ao mercado de trabalho. “Estamos capacitando jovens em atendimento ao cliente, tanto pessoal quanto por telefone”, conta Adriana.

O novo formato do Projeto Gestação tem participação direta de mais de cem voluntários do Fleury Medicina e Saúde, além de profissionais de outras áreas, parceiros da empresa e funcionários do Centro Assistencial Cruz de Malta. “Aprendemos muito com esse trabalho, e temos a oportunidade de aprimorá-lo pela inclusão de outras perspectivas e novas formas de atuar”, conclui Adriana.