O Beyfortus® (Nirsevimabe) é um novo imunizante disponível para a proteção de crianças com até dois anos de idade contra doenças causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
O VSR é a causa mais comum de infecção do trato respiratório inferior em crianças com até dois anos de idade, respondendo por cerca de 80% das bronquiolites e 60% das pneumonias nessa faixa etária, levando a hospitalizações e complicações associadas ao quadro em um número expressivo de pacientes.
O Beyfortus® (nirsevimabe) é um tipo de imunizante chamado de anticorpo monoclonal, que fornece anticorpos prontos, específicos contra o VSR, para a criança. Essa estratégia de proteção, conhecida como imunização passiva, é bastante segura e eficaz.
O Beyfortus® (nirsevimabe) consiste em um anticorpo monoclonal humano recombinante direcionado a uma proteína externa do VSR – a proteína F. Esse anticorpo se liga a essa proteína de forma neutralizante, ou seja, bloqueando a fusão (ligação) e a replicação do vírus nas células do trato respiratório humano.
O Beyfortus® (nirsevimabe) protege bebês contra formas graves de infecção pelo VSR. São exemplos de infecções causadas pelo VSR:
Bronquiolite: infecção viral aguda, que leva à inflamação dos bronquíolos, estruturas bastante delicadas contínuas aos brônquios, por onde o ar entra nos pulmões. O quadro apresenta sintomas característicos, como tosse seca, chiado no peito e dificuldade ou esforço para respirar.
Pneumonia: infecção que acomete o pulmão, levando a um processo inflamatório sobretudo dos alvéolos, comprometendo as trocas gasosas do organismo. Em bebês e crianças, os principais sintomas incluem febre, tosse, dificuldade ou dor para respirar, falta de ar, entre outras manifestações.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam o Beyfortus® (nirsevimabe) para todas as crianças com até 12 meses de idade, devendo ser administrado a lactentes nascidos durante ou entrando no primeiro período de maior circulação do VSR após o nascimento do bebê.
O Beyfortus® (nirsevimabe) também é recomendado no segundo ano de vida para as crianças que permanecem vulneráveis à doença grave na segunda temporada de circulação do vírus. Esse grupo pode incluir – embora não se limite a esses pacientes – crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade (DPCP), doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica, fibrose cística, doenças neuromusculares, anomalias congênitas das vias aéreas, imunocomprometimento e síndrome de Down.
O Beyfortus® (nirsevimabe) é administrado pela via intramuscular, na parte externa da coxa, em dose única, calculada de acordo com o peso e com a idade do bebê.
O Beyfortus® (nirsevimabe) é bastante seguro e as reações adversas mais comuns são locais e tendem a ser leves e transitórias.
O Beyfortus® (nirsevimabe) é contraindicado para crianças que apresentaram reações alérgicas a doses anteriores do imunizante.
O imunizante já está disponível no Fleury para crianças acima de 5kg e custa em média R$3.515,000 podendo variar de acordo com a região, disponibilidade de estoque e local do atendimento.
Preencha o formulário abaixo e receba contato dos nossos especialistas para agendar a aplicação do imunizante.
ATENÇÃO: Formulário para agendamento da aplicação do imunizante (para bebes acima de 5kg está indisponível no mercado, assim que regularizado entraremos em contato).
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.