CBVE lança guia com cases e dicas para desenvolver programas de voluntariado empresarial

Conheça formas de ocorrência, modalidades, estratégias e práticas inspiradoras em mais de 20 cases de empresas membros do CBVE

Versão digital está disponível no site www.cbve.org.br

O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) está lançando a publicação “Voluntariado Empresarial: do conceito à prática”, um material inédito no Brasil para orientar empresas a implantar programas de voluntariado empresarial. A publicação traz a evolução do voluntariado no Brasil, conceitos e informações de como conceber um programa de voluntariado empresarial, incluindo formas de ocorrência, modalidades, estratégias e práticas inspiradoras, com mais de 20 cases de sucesso de empresas associadas ao CBVE.

“Além dos conceitos e suas aplicabilidades, os casos de sucesso podem ser fontes de inspiração para outras empresas interessadas em desenvolver ou aprimorar um programa de voluntariado empresarial. É um verdadeiro panorama de como as empresas associadas ao CBVE estão desenvolvendo seus projetos”, afirma Wanda Engel, presidente do CBVE.

Os cases são apresentados com fichas técnicas e exemplificam as diferentes formas de ocorrência, modalidades e estratégias envolvidas nos programas de voluntariado empresarial praticados hoje no Brasil e considerados referências. O leitor poderá encontrar exemplos de voluntariado empresarial das empresas Accenture, Atento, Banco Bradesco, Carrefour, Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo, Gerdau, Grupo Fleury, Instituto C&A, Instituto Camargo Corrêa, Instituto HSBC Solidariedade, Instituto Unibanco, Itaipu Binacional, Light, Mondelēz Brasil, Petrobras, PwC, Santander, Unimed-Rio, Vale, VLI e Wilson Sons.

Além de orientar e inspirar empresas, o objetivo é construir conhecimento sobre como conceber um programa de voluntariado empresarial para se obter resultados relevantes. “Tais resultados devem estar focados prioritariamente nos ganhos sociais, mas podem e devem visar, também, benefícios para os colaboradores voluntários e até para a própria empresa, orientando todo o processo, desde a concepção, até a implantação, monitoramento e avaliação de um programa de voluntariado empresarial”, afirma Wanda.

Para obter a versão digital da publicação basta acessar o site www.cbve.org.br. A solicitação de um exemplar impresso, cuja tiragem é limitada, pode ser feita via e-mail de contato do site do CBVE.

O CBVE reúne empresas, institutos e fundações empresariais com a missão de incentivar, qualificar, fortalecer e disseminar o voluntariado empresarial no Brasil. A pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil, realizada pelo grupo a cada dois anos, revela que para 90% das empresas que praticam o voluntariado empresarial, os projetos de voluntariado melhoram a sua relação com a comunidade, e para 74% delas, aumenta o envolvimento dos funcionários com a empresa.

SOBRE O CBVE - O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) é uma rede de empresas, institutos e fundações empresariais que desenvolvem ou pretendem desenvolver programas de voluntariado empresarial e que tem como objetivo principal incentivar, qualificar, fortalecer e disseminar o trabalho voluntário nas empresas membros. O Conselho também promove a sistematização de práticas e conceitos de voluntariado empresarial; consolida, organiza e disponibiliza ferramentas de gestão; identifica indicadores de monitoramento e avaliação; promove estudos e pesquisas; sistematiza e divulga melhores práticas e mantém uma rede nacional e internacional de contatos e parcerias estratégicas. Sua secretaria executiva é exercida pelo RIOVOLUNTÁRIO.

Mais informações para Imprensa:

Awe Public Relations - www.awepr.com.br

Célia Santos - [email protected] / + 55 (19) 99603-2294 / 11 3567-3507

Gil Stefani - [email protected] / + 55 (11) 98764-1099 / 11 3567-3507

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.