Se você tem entre 30 e 40 anos e se deparou com espinhas e cravos, saiba que isso não é só coisa de adolescente.
São muitos os males do cigarro, e um estudo feito recentemente pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, agregou mais um à lista. Fumar pode potencializar a tensão pré-menstrual, a tão famosa TPM. A pesquisa constatou que as fumantes têm o dobro de chance de desenvolver a TPM. E que, quanto mais cigarros elas fumam por dia, e quanto mais cedo as mulheres adquirem o vício, maior a probabilidade de sofrerem com a TPM. “Antes, não se sabia se as mulheres fumavam por causa da TPM, para tentar relaxar, ou se o cigarro é que estimulava o problema”, explica João Marcos Salge, pneumologista do Fleury. De acordo com Ubiratan de Paula Santos, da Faculdade de Medicina da USP, alguns estudos sugerem que certos produtos contidos na fumaça do cigarro estão associados a maiores concentrações de hormônios como a testosterona, o estrógeno e a progesterona. Isso pode estar associado ao aumento da frequência e da intensidade dos sintomas da TPM observados nas mulheres que fumam.
Iniciativa conjunta de cientistas e médicos renomados, Grupo Fleury, IBOPE Inteligência, Instituto Semeia e Todos pela Saúde pretende identificar a proporção de pessoas que possui anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2 na capital paulista; nova fase da pesquisa visitará mais 1.216 domicílios na cidade.
Leia abaixo a nota de esclarecimento sobre o teste RT-PCR do Fleury.
O cuidado que você precisa para tratamentos de medicina reprodutiva e cirurgias em fertilidade com o Fleury Fertilidade.
Empresa é a única do setor de medicina diagnóstica neste ano a compor a lista da consultora Interbrand.