Cinema e saúde | Revista Fleury Ed. 15

Considerado hoje como a sétima arte, o cinema teve origem mais modesta quando foram projetadas, na parede de um prédio em Paris, algumas cenas da chegada de um trem de Vincennes.

Considerado hoje como a sétima arte, o cinema teve origem mais modesta quando foram projetadas, na parede de um prédio em Paris, algumas cenas da chegada de um trem de Vincennes. Pouco depois, outras cenas documentais foram exibidas, a entrada de operários numa fábrica e um sujeito fazendo ginástica no jardim de sua casa.

Na melhor das hipóteses, a brincadeira tinha tudo para se transformar numa atração dos parques de diversão, circos e mafuás. Somente aos poucos a nova linguagem transformou-se em vocábulos capazes de contar uma história, fazer um protesto, tornar-se uma arte que mistura romance, poesia e crítica.

Por isso mesmo, além de se tornar uma expressão de arte, o cinema é também um poderoso veículo da informação em todos os campos, sobretudo no da saúde. Basta lembrar a campanha de esclarecimentos sobre a qualidade de vida, a necessidade da camisinha, dos exames precoces para combater o câncer, etc.



Devo ao cinema momentos de arte que tomei como referência de minha vida profissional de escritor. Devo também ao cinema o alerta que me levou a um especialista que operou minhas cordas vocais. O filme contava a história de uma cantora que estava perdendo a voz e que se recuperou após a cirurgia. Mesmo sem ser cantor, lucrei bastante quando voltei a falar normalmente, embora nem sempre tenha sido entendido.

Este problema que me acompanha desde a infância e é responsável por vexames que dei ao longo da vida não é culpa do cinema nem da medicina. É minha mesmo.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.