Método aplicado em ambiente ambulatorial é alternativa à intervenção cirúrgica, que pode exigir internação e anestesia
Um cisto é uma cavidade revestida por membrana epitelial, podendo conter líquido ou material semissólido em seu interior. Uma vez formado, pode desaparecer por conta própria ou necessitar ser removido por intermédio de uma intervenção cirúrgica. Algumas vezes, isso exige até mesmo hospitalização e anestesia, com recuperação demorada e sem garantia de eliminação definitiva do problema. “Em 80% dos casos, os cistos voltavam a aparecer”, afirma Sérgio Ajzen, responsável pelo Centro de Procedimentos Guiados por Imagem do Fleury Medicina e Saúde.
Hoje, depois de diversos estudos e pesquisas, novos procedimentos como infiltrações e alcoolização de cistos, sobretudo os renais, vieram dar nova esperança aos pacientes. Eles são indicados para vários tipos de lesões, de acordo com critérios de tamanho, de localização e de vascularização, entre outros. São feitos estudos das indicações, caso a caso. Conforme o paciente, determinadas terapêuticas são capazes de resolver o problema e a dor quase que instantaneamente.
Com a alcoolização, no entanto, esse índice se inverte, e 80% dos cistos renais não reaparecem. Para se chegar a essa ação tão eficaz, foram realizados estudos pelos pesquisadores de como esclerosar os cistos com diferentes substâncias químicas. A que se mostrou mais eficaz foi o álcool absoluto, pois as células fixam o álcool e morrem ou, para usar um termo mais técnico, ficam inviáveis. “A inviabilidade dessas células não deixa o cisto voltar”, ressalta o médico. Segundo ele, a alcoolização resolve o problema na maioria dos casos, normalmente com uma sessão de 30 a 40 minutos, o cisto é definitivamente eliminado. “Trata-se de um procedimento rápido e seguro, com quase nenhuma complicação. No caso de cistos muito grandes, pode ser necessário repetir o procedimento duas, três ou até quatro vezes”, relata o médico.
Medicina Integrada
Para facilitar a vida dos pacientes, o Fleury Medicina e Saúde decidiu, há dois anos, organizar de forma mais inteligente os exames por especialidades. Depois de inaugurar Centros de Medicina Diagnóstica Integrada dirigidos a pacientes com linfomas, disfunções urinárias, problemas neurológicos e de sono ou doenças gástricas, agora é a vez do Centro de Procedimentos Guiados por Imagem, inaugurado recentemente.
Ali são feitas punções diagnósticas e biópsias de diversos órgãos e de estruturas superficiais e profundas, guiadas por métodos de imagem, como radioscopia, ultrassonografia e tomografia computadorizada. Entre esses procedimentos, estão biópsias de tiroide, próstata, linfonodos, órgãos abdominais e torácicos, ossos e articulações.
Dentro desse conceito inédito em Medicina Diagnóstica, o novo centro traz inúmeros benefícios ao cliente, como, por exemplo, contar com uma equipe multidisciplinar para decidir, juntamente com seu médico, qual o procedimento mais indicado para ele. Resultados rápidos e riscos menores de contaminação por infecção hospitalar são outras vantagens dessa iniciativa do Fleury.
“Nós reunimos, em um mesmo lugar, todas as condições físicas, equipamentos de última geração, pessoal de apoio médico e técnico, como anestesistas e especialistas em radioscopia, ultrassonografia e tomografia, para oferecer ao paciente os melhores benefícios em procedimentos que diminuem a possibilidade de internação”, afirma Sérgio Ajzen, responsável pelo serviço.
O médico exemplifica que um paciente que necessite de uma biópsia de tireoide, por exemplo, conta com o apoio de um citopatologista que analisa, na mesma hora, a qualidade do material colhido. Isso evita que o paciente seja obrigado, eventualmente, a uma nova coleta. “Ele sai da sala de procedimentos sem que haja o risco de ter que voltar para colher mais material”, relata o médico.
Outro exemplo é o de biópsia de próstata, em que um anestesista pode ajudar a sedar o paciente, o que facilita e acelera a ação do médico. “O Fleury reuniu em um só local todas as condições capazes de garantir um diagnóstico rápido, seguro e preciso para o paciente”, ressalta Ajzen. Todas as intervenções contam com a atuação de equipe médica e técnica multidisciplinar. Além disso, há a presença de patologistas e anestesistas em tempo integral, em um ambiente seguro e confortável.
Serviços disponíveis:
Ultrassonografia para punção hepática
Biópsia transretal de próstata
Punção de nódulo de tiróide guiado por ultrassonografia
Ultrassonografia para punção de linfonodos
Biópsia de medula óssea
Punção de medula óssea
Ultrassonografia para punção de glândulas salivares
Punção/biópsia de estruturas profundas guiadas por tomografia computadorizada
Injeção de Trombina em pseudoaneurisma
Drenagem guiada por tomografia computadorizada ou ultrassonografia
Bloqueio de raiz nervosa
Biópsia dirigida por tomografia computadorizada
Alcoolização de plexo celíaco guiada por tomografia computadorizada ou ultrassonografia
Alcoolização de nódulo hepático
Ablação por radiofrequência de nódulos hepático, pulmonar e tumoral
Ablação por radiofrequência de lesão óssea
Tratamento de dores ósseas com material radioativo
Alcoolização de lesão cística renal
Alcoolização de lesão cística supra-renal
Alcoolização de nódulo de tireóide
Punção biópsia de pleura
Toracocentese
Para saber mais sobre o Centro de Procedimentos Guiados por Imagem, basta entrar em contato com a Central de Atendimento 24h pelos telefones 3179-0822 (Grande São Paulo), 4004-1991 (Rio de Janeiro) ou pelo 0800-704-0822, de outras localidades.
Centros de Medicina Diagnóstica Integrados
Os Centros de Medicina Diagnóstica Integrada são espaços que reúnem serviços diagnósticos e terapêuticos, com soluções precisas, diferenciadas e de alta resolubilidade para os pacientes e seus médicos, dentro de ambientes equipados com modernas tecnologias e amparados por equipes médicas e de retaguarda especializadas.
Nesses locais, os pacientes realizam exames e serviços em sequência e em um só período do dia, ganhando tempo, comodidade e também segurança. Já os médicos contam em cada centro com um parceiro na investigação da hipótese clínica suspeitada e na abordagem de seus pacientes, com o apoio dos grupos de Assessoria Médica que estão à frente desse novo conceito de atendimento.
Os assessores ainda emitem relatórios integrados em diversos casos, os quais apresentam o cruzamento dos resultados de todos os exames e procedimentos feitos em cada ocasião. Após a realização de todos os exames, o paciente sempre retornará ao seu médico para fazer o seguimento e o tratamento necessários à condição.
Com temas atuais e constantemente discutidos pela comunidade médica, o Fleury Med Podcast traz convidados renomados para lhe oferecer conhecimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.