Os anabolizantes incluem os hormônios esteroides, que são a testosterona e os seus derivados. São utilizados para fins estéticos (ganho de massa muscular) e para melhorar a performance atlética. Porém, seu uso pode trazer inúmeras consequências para a saúde de homens e mulheres, pois, além de suprimir completamente a produção de testosterona endógena (do próprio corpo), podem gerar: aumento de acne, comportamentos de agressividade, alteração da libido (para mais ou para menos), queda de cabelo, riscos de trombose, retenção de líquido, aumento da pressão arterial, alteração do ciclo menstrual e também infertilidade, seja transitória ou até mesmo definitiva para os homens.
Essas substâncias não são recomendadas por médicos, uma vez que existem outras maneiras de alcançar o corpo dos sonhos. Então, procure o acompanhamento adequado para te auxiliar na jornada da vida saudável sem comprometer o potencial da sua fertilidade.
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.