Corpo humano em equilíbrio, com baixíssima radiação | Revista Fleury Ed. 38

O Fleury é o primeiro centro da América Latina a incorporar a seu parque tecnológico o EOS, um sistema de imagem inovador para o cuidado da coluna vertebral, dos quadris e dos membros inferiores.

O Fleury é o primeiro centro da América Latina a incorporar a seu parque tecnológico o EOS, um sistema de imagem inovador para o cuidado da coluna vertebral, dos quadris e dos membros inferiores. O exame é executado com o paciente em pé, o que permite uma avaliação funcional de equilíbrio do corpo humano, sem distorções, fornecendo imagens 2D e 3D em tamanho real e em cerca de 20 segundos.

O sistema ainda reduz em até 85% a radiação emitida em comparação com a radiografia digital, que usa raios X padrão. Em casos de enfermidades de complexidade evolutiva, e que necessitem de exames radiográficos recorrentes para acompanhamento, como a escoliose (muito comum entre crianças e adolescentes), o novo método faz toda a diferença.

“A redução da radiação pode chegar a 95% com o uso do protocolo de microdose para controle de escoliose na infância”, explica Dr. Marcelo Nico, médico radiologista e Coordenador do Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Osteomuscular, na Unidade Higienópolis, onde o equipamento está disponível. “Isso torna o EOS o método de eleição em pacientes pediátricos”, completa.

O EOS é indicado também para avaliação do equilíbrio global de pacientes que realizam tratamentos de adequação postural, para investigação e planejamento pré-cirúrgico de diversas deformidades da coluna vertebral em todas as faixas etárias e, ainda, para o planejamento de cirurgias corretivas de desvios de alinhamento e para artroplastias (implantação de próteses) de quadris e joelhos.

“Em muitos casos, o método pode substituir algum exame, mas também é comum ser aplicado em complementaridade a outras técnicas, como tomografia e ressonância, auxiliando o médico solicitante quanto a melhor condução do caso clínico e eventual cirurgia do seu paciente”, conclui Dr. Nico.

Para saber mais sobre o EOS, acesse www.fleury.com.br.