Cuidado ampliado | Revista Fleury Ed. 34

Novos exames aumentam a precisão do diagnóstico de várias doenças

Novos exames aumentam a precisão do diagnóstico de várias doenças

HEMATOLOGIA
O Fleury trouxe para o Brasil um novo exame que avalia simultaneamente 30 genes frequentemente alterados nas neoplasias mieloides, um grupo de doenças que inclui, por exemplo, as leucemias mieloides aguda e crônica. Chamado Painel de Mutações de Neoplasias Mieloides, o exame auxilia o médico no diagnóstico, na classificação e no monitoramento dessas doenças. Realizado em parceria com a Quest Diagnostics, o novo teste tem as suas amostras avaliadas nos Estados Unidos.

ESCLEROSE SISTÊMICA
Já está disponível no Fleury um novo teste que auxilia o diagnóstico da esclerose sistêmica, uma doença autoimune. Realizado em uma amostra de sangue, o exame detecta a presença do autoanticorpo anti-RNA polimerase III, que ocorre em 6% a 28% dos pacientes com essa doença. Além de confirmar o diagnóstico, o novo exame permite acompanhar a atividade da doença, especialmente em relação ao envolvimento da pele e dos rins.

TRATAMENTO EFICAZ DO CÂNCER
Outro exame que o Fleury acaba de disponibilizar é o Oncotype DX, voltado a pacientes com diagnóstico de determinados tipos de câncer de mama, próstata e cólon. Realizado em parceria com a empresa norte-americana Genomic Health, o teste analisa a expressão de um conjunto de genes associados ao tumor. O resultado fica pronto em até 20 dias e auxilia o médico na escolha do tratamento mais adequado para cada paciente.

Outras Notícias

Aleitamento Materno – Agosto Dourado

A amamentação é uma das melhores estratégias para salvar vidas infantis e melhorar a saúde e o desenvolvimento econômico e social dos indivíduos e das nações. Vale ressaltar que o profissional de saúde deve sempre informar sobre a importância da amamentação e apoiar a resolução materna. O suporte à mulher que amamenta é fundamental para a manutenção do aleitamento materno.

Webmeeting Centro de Infusões

Doença inflamatória intestinal e Covid-19: implicações em pacientes adultos e pediátricos

Hereditariedade das condições clínicas tratadas por infusões. É possível saber se meu filho também será acometido?

Ao receber o diagnóstico de uma doença grave, os pais sempre ficam aflitos para saber se ela é hereditária e qual a probabilidade de afetar os seus filhos. Para entender melhor essa questão, é preciso definir quais são as doenças tratadas por infusões que podem ser hereditárias.

Campanha Cuide com Todo Coração

Ele está com você desde o primeiro instante. Acompanhando a sua trajetória pelas batidas. Pulsando a cada nova etapa, conquista, sensação. E agora, mais do que nunca, você deve entendê-lo. Prevenindo-se para que o amanhã seja sempre melhor. Por isso vamos falar desse órgão tão importante nos próximos dias, para que você aprenda ou continue a cuidar dele com todo o seu coração.