Cuidado para não engasgar com espinhas nas festas

Elas podem se alojar nas amígdalas, faringe e esôfago. Em caso de dor persistente, é aconselhável buscar atendimento médico.

Frase escrita em placa em restaurante de Punta Del Este (Uruguai) registra: “Mentir y comer pescado requieren de cuidado” (Mentir e comer peixe requerem cuidado). De fato, em festas de final de ano é relativamente comum as pessoas chegarem ao pronto-socorro com uma espinha de peixe “entalada”, fato que pode estragar a confraternização e provocar desconforto.

Claudia Eckley, otorrinolaringologista do Fleury Medicina e Saúde, alerta que, de fato, quando uma espinha de peixe ou outro corpo estranho qualquer se aloja na garganta (faringe e esôfago), a pessoa não deve empurrar com o dedo, pois isso pode aprofundá-la ainda mais, dificultando a remoção.

A espinha de peixe também pode alojar-se nas amígdalas, por apresentarem criptas (buracos) pronunciadas. Pode também estar localizada entre a base da língua e o espaço entre o final da língua e a epiglote (""tampa da laringe""). “Felizmente, o que mais ocorre é a passagem da espinha arranhando a garganta, e depois passando pelo esôfago e pelo estômago, sendo eliminada sem maiores problemas”, afirma a médica. “Mas o arranhado pode incomodar durante muitos dias, o que leva o paciente a procurar o médico”, completa.

Além de não tentar empurrar a espinha com o dedo, o paciente, caso acredite que se trata de uma espinha pequena, pode tentar engolir um pedaço de miolo de pão. Caso esse procedimento não resolva ou se a dor localizada persistir, deve procurar imediatamente um médico especialista para a retirada da espinha.

Sobre o Fleury Medicina e Saúde
Referência nacional em medicina diagnóstica, o Fleury oferece mais de 3 mil diferentes testes em 37 diferentes especialidades médicas. Também é precursor no conceito de centro médico integrado que, entre outras vantagens, oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica além de serviços singulares como a Vila da Saúde e o Gestar.  Seu serviço de Check-up oferece soluções para empresas e clientes individuais, além de produtos diferenciados como o Check-up Fitness, para atletas iniciantes ou profissionais, e o Check-up do Viajante, para aqueles que pretendem viajar para localidades de risco. Além da área diagnóstica, o Fleury mantém o serviço de vacinação e o núcleo de aconselhamento genético, para detecção de risco para doenças genéticas e oncológicas. Há ainda o serviço de Promoção de Saúde, que atende clientes empresariais e individuais de forma integrada. O Fleury possui 22 unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Barueri (SP), Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de Brasília (DF).

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.