Cuidado para não engasgar com espinhas nas festas

Elas podem se alojar nas amígdalas, faringe e esôfago. Em caso de dor persistente, é aconselhável buscar atendimento médico.

Frase escrita em placa em restaurante de Punta Del Este (Uruguai) registra: “Mentir y comer pescado requieren de cuidado” (Mentir e comer peixe requerem cuidado). De fato, em festas de final de ano é relativamente comum as pessoas chegarem ao pronto-socorro com uma espinha de peixe “entalada”, fato que pode estragar a confraternização e provocar desconforto.

Claudia Eckley, otorrinolaringologista do Fleury Medicina e Saúde, alerta que, de fato, quando uma espinha de peixe ou outro corpo estranho qualquer se aloja na garganta (faringe e esôfago), a pessoa não deve empurrar com o dedo, pois isso pode aprofundá-la ainda mais, dificultando a remoção.

A espinha de peixe também pode alojar-se nas amígdalas, por apresentarem criptas (buracos) pronunciadas. Pode também estar localizada entre a base da língua e o espaço entre o final da língua e a epiglote (""tampa da laringe""). “Felizmente, o que mais ocorre é a passagem da espinha arranhando a garganta, e depois passando pelo esôfago e pelo estômago, sendo eliminada sem maiores problemas”, afirma a médica. “Mas o arranhado pode incomodar durante muitos dias, o que leva o paciente a procurar o médico”, completa.

Além de não tentar empurrar a espinha com o dedo, o paciente, caso acredite que se trata de uma espinha pequena, pode tentar engolir um pedaço de miolo de pão. Caso esse procedimento não resolva ou se a dor localizada persistir, deve procurar imediatamente um médico especialista para a retirada da espinha.

Sobre o Fleury Medicina e Saúde
Referência nacional em medicina diagnóstica, o Fleury oferece mais de 3 mil diferentes testes em 37 diferentes especialidades médicas. Também é precursor no conceito de centro médico integrado que, entre outras vantagens, oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica além de serviços singulares como a Vila da Saúde e o Gestar.  Seu serviço de Check-up oferece soluções para empresas e clientes individuais, além de produtos diferenciados como o Check-up Fitness, para atletas iniciantes ou profissionais, e o Check-up do Viajante, para aqueles que pretendem viajar para localidades de risco. Além da área diagnóstica, o Fleury mantém o serviço de vacinação e o núcleo de aconselhamento genético, para detecção de risco para doenças genéticas e oncológicas. Há ainda o serviço de Promoção de Saúde, que atende clientes empresariais e individuais de forma integrada. O Fleury possui 22 unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Barueri (SP), Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de Brasília (DF).