A ingestão e a presença de gordura corporal podem agravar a osteoporose em mulheres. Essa é a conclusão do estudo realizado por Karin Sarkis, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e a disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Os resultados confirmam que o principal fator associado à elevada densidade mineral óssea [DMO] em mulheres saudáveis é a massa magra, ou seja, massa muscular. Por outro lado, a presença de gordura corporal, pior perfil lipídico e a ingestão de gorduras desempenham um papel negativo sobre a massa óssea”, diz a nutricionista. O estudo foi iniciado em 2007 com a análise de 21,5 mil exames de DMO realizados na área metropolitana de São Paulo.
Iniciativa conjunta de cientistas e médicos renomados, Grupo Fleury, IBOPE Inteligência, Instituto Semeia e Todos pela Saúde pretende identificar a proporção de pessoas que possui anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2 na capital paulista; nova fase da pesquisa visitará mais 1.280 domicílios na cidade.
Para garantir a realização do seu teste com agilidade, é obrigatório trazer o seu documento original. Entenda:
O Fleury Day Clinic configura-se como uma alternativa ideal para a realização de cirurgias de baixa e média complexidade.