Queilite é uma inflamação nos lábios que quase sempre é acompanhada de sensação dolorosa. Mas atenção: existem diversos tipos de queilite, de forma que a inflamação deve ser avaliada por um médico, para saber qual o tratamento mais adequado e como eliminar sua causa. As quatro principais formas da doença são a queilite actínica, a angular, a de contato e a esfoliativa. A actínica é uma das mais graves, por ser considerada uma lesão pré-maligna, ou seja, em que há possibilidade de evolução para o câncer, se não houver tratamento adequado. Ela ocorre com maior frequência em homens brancos acima de 40 anos que se expuseram muito ao sol. A angular, conhecida como “boqueira”, é a mais comum. Ao contrário da actínica, trata-se de uma manifestação benigna, que aparece nos cantos da boca. Por sua vez, a queilite de contato provém da exposição labial a quaisquer substâncias químicas, e a esfoliativa é uma manifestação crônica de escamação superficial mais frequente em meninas e mulheres jovens.
Com temas atuais e constantemente discutidos pela comunidade médica, o Fleury Med Podcast traz convidados renomados para lhe oferecer conhecimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês