Década de 1920 | Revista Fleury Ed. 36

90 anos trazendo o melhor da medicina para você


Desde os anos 1920, quando foi fundado, o Fleury acompanha as principais evoluções da medicina para oferecer os melhores serviços

1921

O antídoto do diabetes

Uma descoberta fundamental para o campo da endocrinologia foi o isolamento da insulina, realizado pela primeira vez pelo médico canadense Frederick Banting e por seu assistente, o fisiologista e conterrâneo Charles Best. A partir daí, seria possível começar a usar a insulina para controlar o diabetes, que até então não era tratado com remédios, apenas com uma dieta restritiva. Dois anos depois, a dupla levou um Prêmio Nobel pelo feito.

1926

Fundação do Fleury

A história do Fleury começa quando Dr. Gastão Fleury da Silveira abre as portas de um laboratório de análises clínicas localizado no centro da cidade de São Paulo. Essa foi a primeira unidade de atendimento. Hoje, o Grupo Fleury tem atuação nacional, com cerca de 140 unidades de atendimento de sete marcas diferentes: Fleury Medicina e Saúde (SP e DF), a+ Medicina Diagnóstica (SP, PR, RS, BA e PE), Labs a+ e Clínica Felippe Mattoso (RJ), Diagnoson a+ (BA), Weinmann Laboratório (RS) e Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem (SP).

Os primeiros exames

Em seus anos iniciais, o Fleury ainda oferecia uma gama reduzida de exames, entre os quais o hemograma e a observação das células em circulação em um microscópio óptico. Quanta diferença para os dias de hoje: atualmente, realiza cerca de 3,5 mil testes, muitos de alta complexidade, em 37 especialidades distintas.

Hemograma manual

Todos os processos do hemograma eram feitos de maneira artesanal, desde o momento de retirar uma amostra do sangue no tubo até a contagem das hemácias e dos glóbulos brancos ao microscópio. Agora, o hemograma é um teste rápido e automatizado, e seu resultado é liberado na internet algumas horas após a análise.


1928

O primeiro antibiótico

Outra conquista importante para a história da medicina foi a descoberta da penicilina – a mãe dos antibióticos – pelo médico escocês Alexander Fleming. A pesquisa ainda se estenderia pelas próximas décadas, por isso a penicilina só começaria a ser usada em tratamentos terapêuticos nos anos 1940. Depois de tanto trabalho, Fleming recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1945.


1929

Cateterismo

O primeiro procedimento de cateterismo cardíaco foi realizado com uma boa dose de sangue frio. O jovem residente médico alemão Werner Forssmann anestesiou seu cotovelo esquerdo e inseriu um cateter em sua própria veia. Com a ajuda da radiografia, constatou que conseguira chegar até o coração. Seu objetivo com esse experimento era encontrar um modo seguro de injetar drogas para fazer ressuscitação cardíaca. Mais tarde, ele também desenvolveria os primeiros contrastes – e receberia um Prêmio Nobel em 1956 por seu trabalho.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.