Década de 1940 | Revista Fleury Ed. 36

90 anos trazendo o melhor da medicina para você

Desde os anos 1920, quando foi fundado, o Fleury acompanha as principais evoluções da medicina para oferecer os melhores serviços

1942

Vacinas contra a gripe
Testada desde os anos 1930 em pequena escala, a vacinação contra o vírus Influenza (dos tipos A e B) passou por sua prova de fogo na Segunda Guerra Mundial. Depois de aplicada com sucesso nos soldados norte-americanos, a vacina foi licenciada nos Estados Unidos em 1945 para, então, ser aplicada à população geral.

1946

Medicina nuclear
Após o lançamento da bomba atômica, percebeu-se que a energia liberada poderia ter outras utilidades, desde que fosse possível controlá-la. Os primeiros reatores nucleares surgiram no final da década e, nesse processo, os isótopos radioativos sintéticos, sendo o maior representante o iodo 131 (131I). Nos anos 1960, o professor e médico Julio Kiefer iniciou o serviço de medicina nuclear no Fleury, com a realização da cintilografia de tiroide, usando como marcador o 131I. Em 1977, a física Rosalyn Yalow levou o Nobel de Medicina por seus estudos com a degradação da insulina marcada com 131I, um primeiro esboço do radioimunoensaio. Em 1976, o Fleury fez a primeira marcação de hormônio de crescimento com o 131I. Atualmente, poucos ensaios usam marcadores radioativos em seu desenho.

O início da quimioterapia
Um acidente naval ocorrido na Segunda Guerra Mundial foi o ponto de partida para o desenvolvimento da quimioterapia. Em dezembro de 1943, navios carregados de gás mostarda atracados na baía de Bari, na Itália, foram bombardeados por aviões alemães. Isso fez o gás se espalhar pela região, causando queimaduras na pele e inchaço nos olhos de marinheiros, pescadores e habitantes locais.

Depois de algum tempo, constatou-se que os glóbulos brancos dessas pessoas haviam diminuído ou praticamente desaparecido. Estudos mostraram que a mostarda nitrogenada matava as células na medula óssea. Testada em pacientes com linfoma, a substância fazia os linfonodos afetados amolecerem ou desaparecerem. Começava, assim, o desenvolvimento de medicações para combater o câncer – em 1955, surgiu outro medicamento, o clorambucil, que também se mostrou bastante eficaz
no tratamento de tumores.

Do submarino ao coração
Outra tecnologia desenvolvida na Segunda Guerra Mundial foi a do sonar, que usa ondas de som para detectar objetos e a que distância eles estão. Era uma tática para rastrear submarinos, mas o cardiologista sueco Inge Edler e o físico alemão Hellmuth Hertz decidiram fazer outro experimento. Eles pegaram um aparelho sonar emprestado e o adaptaram para gravar os ecos do coração de Hertz. Assim nascia o ecocardiograma. As primeiras gravações contínuas dos movimentos das paredes do coração foram registradas em 1954. Dois anos depois, a dupla descreveu como usar o ecocardiograma para diagnosticar doenças relacionadas à válvula mitral.

A invenção da hemodiálise

Depois de ver um jovem morrer por falência renal em 1938, o médico holandês Willem Kolff teve a ideia de desenvolver o primeiro rim artificial. Como ele iniciou suas pesquisas durante a Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a improvisar. Sua máquina filtrava o sangue dos primeiros pacientes em invólucros de salsicha mergulhados em uma solução de sal dentro de uma caixa de madeira que fazia rotações para remover as impurezas do sangue. Quando a guerra acabou, ele doou cinco rins artificiais para hospitais. Kolff jamais patenteou a invenção, aprimorada nas décadas seguintes.

Outras Notícias

Cuidado Integrado para Empresas

Empresa mais tradicional de diagnósticos do mercado brasileiro, Grupo Fleury cria serviço de consultoria que auxiliará companhias na retomada de atividades com soluções que envolvem etapa de testagem diagnóstica de colaboradores, consultoria médica para definição de protocolos de segurança de saúde e coordenação de cuidados com aplicação de telemedicina e prontuário eletrônico

Segunda Opinião Gratuita - Grupo Fleury

Conheça o projeto gratuito de cooperação para segunda opinião da equipe de médicos especialistas em laudos de tomografia e radiografias de tórax do Grupo Fleury.

Vacine-se contra a gripe no Fleury

O Fleury disponibiliza a vacina quadrivalente contra a gripe, uma vacina inativada que protege contra quatro diferentes vírus influenza.

Mitos e verdades no tratamento por infusão

Dúvidas nunca faltam quando você começa um novo tratamento. Como em todas as situações novas, por vezes você se sente inseguro e busca informações na internet ou troca ideias com pessoas próximas, para entender melhor o que enfrentará. O mesmo ocorre com o tratamento por infusão, cuja recomendação médica vem se tornando mais frequente a cada dia; pois, resultado de pesquisas científicas comprovam, cada vez mais, os benefícios da terapia biológica no controle dos sintomas, em doenças crônicas autoimunes.