Década de 2010 | Revista Fleury Ed. 36

92 anos trazendo o melhor da medicina para você

Desde os anos 1920, quando foi fundado, o Fleury acompanha as principais evoluções da medicina para oferecer os melhores serviços:

2010

Virologia acelerada
A partir deste ano, o Fleury passa a contar com um novo equipamento na área de biologia molecular: o Ampliprep, que analisa um número maior de amostras dos vírus HIV, HCV (causador da hepatite C) e HBV (hepatite B), responsáveis por um dos maiores volumes de demanda do setor. Para o cliente, a automação faz com que o exame seja liberado mais rapidamente. Além disso, o teste tem mais sensibilidade, permitindo detectar a presença do vírus mais cedo.


2014

Diagnóstico de alta precisão
No início dos anos 2000, o Fleury começou a adquirir equipamentos para realizar a espectrometria de massas, um método diagnóstico de alta precisão usado em análises clínicas para identificar e quantificar moléculas usando apenas uma pequena amostra. A partir de 2014, a espectrometria de massas passou a ser adotada em exames de rotina. Um exemplo de aplicação dessa tecnologia é a triagem neonatal (o teste do pezinho), para detectar mais de 20 doenças. No Fleury, ela também é usada na dosagem de homocisteína, um aminoácido relacionado a problemas cardiovasculares.

Combate ao Chikungunya
Assim que o vírus Chikungunya começou a se tornar um problema de saúde pública, o Fleury implantou mais um teste diagnóstico na área de epidemias; há dois anos, oferece aos clientes o teste para identificar a doença.


O salto da biologia molecular
O setor de Biologia Molecular (BMO) continua crescendo. Entre janeiro de 2015 e junho de 2016, 11 novos produtos foram absorvidos, como a identificação dos vírus Zika e Chikungunya de maneira rápida para ajudar no tratamento dessas doenças críticas para a saúde pública. No final de 2015, o Sequenciamento de Nova Geração (NGS, na sigla em inglês) se tornou a mais recente metodologia da BMO e passou a ser usado em cinco tipos de análise, como no sequenciamento do exoma e de marcadores genéticos do câncer de mama e em exames fetais não invasivos. Desde a sua criação, em 1990, o setor de Biologia Molecular cresceu 2.335%, atingindo a marca de 15 mil exames por mês em 2016.

Fontes:
Dra. Maria de Lourdes Chauffaille

Com residência médica em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e livre docência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é assessora médica de Hematologia e Citogenética e coordenadora de Educação Médica do Fleury.

Dra. Cintia Reys Furuzawa (Biologia Molecular do Grupo Fleury); Dr. Ibraim Masciarelli Fracisco Pinto (coordenador médico do Centro Cardiológico e Neurovascular do Fleury);

José Gilberto Vieira, assessor médico do Grupo Fleury; “Vencendo a morte - como as guerras fizeram a medicina evoluir (J. M. Orlando, editora Matrix); Nasa (National Aeronautics and Space Administration); American Red Cross; IAC (Immunization Action Coalition); “History of Genetic Disease: The Molecular Genetics of Huntington Disease - A History (Gillian P. Bates; Nature Publishing Group); Genome - Unlocking Life’s Code; “Cardiology’s 10 Greatest Discoveries of the 20th Century” (Nirav J. Mehta e Ijaz A. Khan; Texas Heart Institute Journal); Boston’s Children Hospital; Harvard Medical School

2016

O Fleury completa 90 anos e já está de olho nos próximos 90, apostando na união da cultura de excelência técnica e de cordialidade, que marcou sua história, à inovação de ponta. Tudo para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Nas páginas a seguir, antecipamos para você um pouquinho desse futuro.