Década de 2010 | Revista Fleury Ed. 36

92 anos trazendo o melhor da medicina para você

Desde os anos 1920, quando foi fundado, o Fleury acompanha as principais evoluções da medicina para oferecer os melhores serviços:

2010

Virologia acelerada
A partir deste ano, o Fleury passa a contar com um novo equipamento na área de biologia molecular: o Ampliprep, que analisa um número maior de amostras dos vírus HIV, HCV (causador da hepatite C) e HBV (hepatite B), responsáveis por um dos maiores volumes de demanda do setor. Para o cliente, a automação faz com que o exame seja liberado mais rapidamente. Além disso, o teste tem mais sensibilidade, permitindo detectar a presença do vírus mais cedo.


2014

Diagnóstico de alta precisão
No início dos anos 2000, o Fleury começou a adquirir equipamentos para realizar a espectrometria de massas, um método diagnóstico de alta precisão usado em análises clínicas para identificar e quantificar moléculas usando apenas uma pequena amostra. A partir de 2014, a espectrometria de massas passou a ser adotada em exames de rotina. Um exemplo de aplicação dessa tecnologia é a triagem neonatal (o teste do pezinho), para detectar mais de 20 doenças. No Fleury, ela também é usada na dosagem de homocisteína, um aminoácido relacionado a problemas cardiovasculares.

Combate ao Chikungunya
Assim que o vírus Chikungunya começou a se tornar um problema de saúde pública, o Fleury implantou mais um teste diagnóstico na área de epidemias; há dois anos, oferece aos clientes o teste para identificar a doença.


O salto da biologia molecular
O setor de Biologia Molecular (BMO) continua crescendo. Entre janeiro de 2015 e junho de 2016, 11 novos produtos foram absorvidos, como a identificação dos vírus Zika e Chikungunya de maneira rápida para ajudar no tratamento dessas doenças críticas para a saúde pública. No final de 2015, o Sequenciamento de Nova Geração (NGS, na sigla em inglês) se tornou a mais recente metodologia da BMO e passou a ser usado em cinco tipos de análise, como no sequenciamento do exoma e de marcadores genéticos do câncer de mama e em exames fetais não invasivos. Desde a sua criação, em 1990, o setor de Biologia Molecular cresceu 2.335%, atingindo a marca de 15 mil exames por mês em 2016.

Fontes:
Dra. Maria de Lourdes Chauffaille

Com residência médica em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e livre docência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é assessora médica de Hematologia e Citogenética e coordenadora de Educação Médica do Fleury.

Dra. Cintia Reys Furuzawa (Biologia Molecular do Grupo Fleury); Dr. Ibraim Masciarelli Fracisco Pinto (coordenador médico do Centro Cardiológico e Neurovascular do Fleury);

José Gilberto Vieira, assessor médico do Grupo Fleury; “Vencendo a morte - como as guerras fizeram a medicina evoluir (J. M. Orlando, editora Matrix); Nasa (National Aeronautics and Space Administration); American Red Cross; IAC (Immunization Action Coalition); “History of Genetic Disease: The Molecular Genetics of Huntington Disease - A History (Gillian P. Bates; Nature Publishing Group); Genome - Unlocking Life’s Code; “Cardiology’s 10 Greatest Discoveries of the 20th Century” (Nirav J. Mehta e Ijaz A. Khan; Texas Heart Institute Journal); Boston’s Children Hospital; Harvard Medical School

2016

O Fleury completa 90 anos e já está de olho nos próximos 90, apostando na união da cultura de excelência técnica e de cordialidade, que marcou sua história, à inovação de ponta. Tudo para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Nas páginas a seguir, antecipamos para você um pouquinho desse futuro.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.