Densitometria óssea: um exame importante também para homens | Revista Fleury Ed. 13

Alunos de dez cursos de Medicina disputaram o 4o Desafio Fleury. Através de um jogo interativo, os estudantes, todos do sexto ano, compartilharam conhecimentos na área de Medicina Diagnóstica.

Cuidar da saúde dos ossos é importante para qualquer pessoa e em qualquer idade. Apesar de atingir um maior número de mulheres, a osteoporose – uma perda importante da massa óssea que aumenta o risco de fraturas – também afeta os homens. A avaliação da densidade mineral óssea, para evidenciar se há osteoporose ou risco de desenvolvê-la, é feita pela densitometria óssea. Pesquisa realizada pelo Fleury mostrou que, de janeiro a maio de 2007, em comparação ao ano anterior, a procura por esse exame subiu 10% entre os homens.

"O crescimento da doença em homens pode estar relacionado a fatores como o sedentarismo, devido à correria do trabalho, à insuficiente quantidade diária ingerida de cálcio e ao consumo de cigarros e bebidas alcoólicas”, explica Cynthia Brandão, assessora médica da Densitometria Óssea do Fleury. Para evitar esse problema, é importante praticar atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma adequada e se expor ao sol 15 minutos diariamente, antes das 9h ou após as 16h.