Informe-se sobre COVID-19 clicando aqui

Do café da manhã ao jantar | Revista Fleury Ed. 30

​A aveia é um alimento versátil, amigo do coração e da imunidade, auxilia no controle do peso e também é considerada um alimento funcional, já que suas fibras ajudam na absorção de colesterol e açúcar.

A aveia é um alimento versátil, amigo do coração e da imunidade, auxilia no controle do peso e também é considerada um alimento funcional, já que suas fibras ajudam na absorção de colesterol e açúcar. “Estudos recentes indicam que a aveia pode ajudar a proteger nosso DNA, o que reduz as chances de desenvolvimento de câncer”, explica Cibele Gonsalves, nutricionista do Fleury. Para ter esses e outros benefícios do cereal, é indicado consumir cerca de três colheres de sopa por dia. Mas, como escolher entre as três versões mais comuns de aveia presentes nas prateleiras dos supermercados?

Flocos de aveia
Em flocos finos ou regulares, é a versão mais nutritiva, produzida a partir da prensagem dos grãos integrais, processo que mantém todas as fibras e nutrientes. Podem ser polvilhados sobre frutas, saladas e iogurtes.

Farelo de aveia
Obtido principalmente da casca do grão, é a segunda opção com mais fibras. Vai bem no preparo de pães, bolos e biscoitos ou incluído em sopas, sucos e vitaminas. Pode ser salpicado também sobre um prato já pronto.

Farinha de aveia
Produzida a partir da parte interna do grão, é refinada e, por isso, a versão com menos benefícios nutricionais se comparada às demais. Indicada para uso em pães, panquecas e bolos, pode substituir parte da farinha de trigo usada em diversas receitas.