Envelheça com beleza | Revista Fleury Ed. 16

Tirar aquela soneca após o almoço não é mesmo um hábito entre os brasileiros. Daí aquele sentimento de culpa entre os que gostam do cochilo após a refeição do meio do dia.


O que é fundamental para envelhecer com beleza?
Prevenção. Deve-se ter cuidado com a exposição ao sol desde o nascimento. É preciso também ter consciência do tipo de pele e dos hábitos de vida. Na dúvida, é só seguir o que chamamos de “comportamento antissolar”: não se expor ao sol entre 10h e 16h, usar óculos e chapéu ao caminhar pela praia e usar protetor solar.

Mas e para quem já tem entre 40 e 50 anos e os sinais do tempo são irreversíveis?
Em qualquer idade, é possível mudar os hábitos pensando nos próximos 10, 20 ou 30 anos. A exposição ao sol é cumulativa e, dependendo da pele, alguns danos só podem ser revertidos com procedimentos cirúrgicos. Entretanto, no geral, cuidados diários, como uma boa hidratação e o uso de um sabonete adequado, somados ao comportamento antissolar já citado, são suficientes para a pele envelhecer de forma saudável.

E qual é o limite entre a busca por um envelhecimento saudável e a obsessão pela eterna juventude?
O tratamento adequado para cada idade depende de cada um. Nós, médicos, apenas aconselhamos. Muitas vezes um acontecimento repentino, como uma separação, faz uma mulher correr atrás do tempo perdido. Aí ela sai em busca de soluções imediatas, como as cirurgias. O ideal seria que ela tivesse se cuidado antes – e sempre –, e não motivada por algum acontecimento. Entretanto, se isso a fez despertar para o cuidado, tudo bem. Um tratamento estético pode ser excelente para quem estava precisando de uma injeção de ânimo e de autoestima. E uma vez mudada a aparência, ela pode desencadear outras transformações na qualidade de vida ao mudar também a alimentação, a atividade física. Mas a prevenção, essa sim, é para todos.

Outras Notícias

Os cuidados para atender você em segurança no Centro de Infusões

Pensando no cuidado e na segurança dos pacientes do Centro de Infusões frente aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, criamos um protocolo de segurança diferenciado.

WebMeeting: Impacto da biópsia por fusão de imagens e do Oncotype DX no manejo clínico do câncer de próstata

Assista à transmissão ao vivo do WebMeeting: Impacto da biópsia por fusão de imagens e do Oncotype DX no manejo clínico do câncer de próstata. Evento exclusivo para médicos.

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.