Etimologia médica | Revista Fleury Ed. 15

O estresse afeta nosso cabelo?

Estresse
É pouco afirmar que é de origem inglesa a palavra que dá nome ao estado de excitação emocional e motora provocado pela percepção de estímulos excessivos. O termo teve uma trajetória sinuosa mesmo antes de se consolidar no idioma inglês. Mas sempre carregou a noção de algo que é resultado de uma pressão levada a um dado limite. Na forma stress tomou, na língua inglesa, o sentido de “tensão” já no século XIV, garante o Dicionário Houaiss. Os ingleses teriam herdado o termo do anglo-normando destress, equivalente ao francês antigo destrece, que significava “estreiteza” no século XII. A língua francesa, por sua vez, herdou a palavra do latim vulgar districtus (importunado, ocupado), a partir de um derivado de que não se tem registro, mas que se suspeita ser district(ia). Districtus seria ainda composto por strictus, particípio passado de stringere (apertar, comprimir). Em 1942, foi incorporado à Medicina para caracterizar qualquer agente ou estímulo, nocivo ou benéfico, capaz de desencadear no organismo mecanismos de adaptação.


Outras Notícias

Cuidado Integrado para Empresas

Empresa mais tradicional de diagnósticos do mercado brasileiro, Grupo Fleury cria serviço de consultoria que auxiliará companhias na retomada de atividades com soluções que envolvem etapa de testagem diagnóstica de colaboradores, consultoria médica para definição de protocolos de segurança de saúde e coordenação de cuidados com aplicação de telemedicina e prontuário eletrônico

Segunda Opinião Gratuita - Grupo Fleury

Conheça o projeto gratuito de cooperação para segunda opinião da equipe de médicos especialistas em laudos de tomografia e radiografias de tórax do Grupo Fleury.

Vacine-se contra a gripe no Fleury

O Fleury disponibiliza a vacina quadrivalente contra a gripe, uma vacina inativada que protege contra quatro diferentes vírus influenza.

Mitos e verdades no tratamento por infusão

Dúvidas nunca faltam quando você começa um novo tratamento. Como em todas as situações novas, por vezes você se sente inseguro e busca informações na internet ou troca ideias com pessoas próximas, para entender melhor o que enfrentará. O mesmo ocorre com o tratamento por infusão, cuja recomendação médica vem se tornando mais frequente a cada dia; pois, resultado de pesquisas científicas comprovam, cada vez mais, os benefícios da terapia biológica no controle dos sintomas, em doenças crônicas autoimunes.