Deixar uma criança andar descalça, mexer na terra, subir em árvores ou plantar bananeira pode ser um enorme desafio para diversas mães.
Deixar uma criança andar descalça, mexer na terra, subir em árvores ou plantar bananeira pode ser um enorme desafio para diversas mães. Além do receio de que seus filhos possam se machucar fisicamente, muitas temem a sujeira. Mas até que ponto o excesso de cuidados com a higiene na infância é saudável?
De acordo com Ivani Mancini, pediatra do Fleury Medicina e Saúde, esse esmero impede o contato com microrganismos comuns, presentes no dia
a dia, que estimulariam a produção de anticorpos. “A criança precisa de algum contato com o ambiente para produzir anticorpos contra as infecções mais frequentes no local onde vive”, explica. Para evitar os excessos, o bom senso deve vir sempre em primeiro lugar. Manter a vacinação em dia, lavar as mãos com regularidade e cuidar da higiene pessoal é essencial. “No final do dia, um bom banho é suficiente para mantê-la saudável”, diz Ivani. Com relação aos recém-nascidos, as mães precisam ser um pouco mais atenciosas, uma vez que eles ainda não são totalmente capazes de produzir anticorpos.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.