Fleury Medicina e Saúde e Genzyme trazem ao Brasil com exclusividade novo teste diagnóstico da Veracyte para nódulos de tiroide

Afirma Teste permite avaliar o nódulo tiroidiano indeterminado no exame citológico e evitar cirurgias desnecessárias

O Fleury Medicina e Saúde e a Genzyme trazem ao Brasil com exclusividade um novo exame para diagnóstico de nódulos tiroidianos, desenvolvido pela Veracyte. O Afirma Teste ou Perfil de Expressão Gênica (PEG)permite, a partir do material coletado numa simples punção do nódulo de tiroide indeterminado, avaliar a expressão de 167 genes (142 genes que identificam nódulos benignos e mais 25 genes para neoplasia de tiroide). Nestes casos, um resultado benigno no Afirma Teste poderia, a critério médico, poupar o paciente de uma cirurgia de retirada do nódulo. “A partir da realização do novo teste no Brasil teremos um resultado que auxiliará o médico na decisão de se evitar uma cirurgia desnecessária”, completa a assessora médica em endocrinologia do Fleury Medicina e Saúde, Rosa Paula Mello Biscolla.

Nos últimos anos, houve um aumento do número de nódulos tiroidianos diagnosticados devido à utilização crescente de exames de imagem da região cervical (principalmente a ultrassonografia de tiroide), com isso a incidência de nódulos à palpação que é de 4 a 7% passou para 30 a 50% após realização da ultrassonografia de tiroide. Contudo, apesar desse aumento de frequência, apenas 5% dos nódulos de tiroide são malignos.

Neste contexto, a realização da punção da tiroide com coleta de material para estudo citológico é o exame mais importante para diferenciação entre nódulos benignos e malignos. Porém, entre 15% e 30% dos resultados citológicos podem ser indeterminados, não possibilitando esta diferenciação. Nestes casos, estudos mostram que, em cada dez cirurgias feitas para a retirada do nódulo ou parte da tiroide, apenas três apresentam carcinoma, ou seja, a maior parte dos pacientes não precisava ter realizado a cirurgia. Diante desse cenário, o maior desafio é melhorar a acurácia diagnóstica nos nódulos e preservar os pacientes que apresentam nódulos benignos de cirurgias desnecessárias. Embora o estudo do material da punção seja o melhor método para se diferenciar os nódulos benignos dos malignos, nos casos de resultados indeterminados o médico e o paciente ficam em dúvida quanto ao diagnóstico.

O novo exame, que será oferecido exclusivamente no Brasil pelo Fleury Medicina e Saúde, denominado Afirma Teste ou Perfil de Expressão Gênica (PEG),propõe uma solução para esse dilema. É importante dizer que este novo teste foi confirmado em importantes estudos publicados em periódicos internacionais.

Quando realizar o exame: Perfil de Expressão Gênica (Afirma Teste)
A partir do ultrassom de tiroide é possível avaliar o tamanho e as características do nódulo. Os nódulos com mais de um centímetro ou com características suspeitas de malignidade (margens irregulares, presença de calcificações, entre outras), com dosagem de TSH normal, devem continuar a investigação com estudo citológico obtido pela punção aspirativa com agulha a fim de se esclarecer se são benignos ou malignos. Nos casos indeterminados, o Afirma Teste pode ser utilizado para complementar o estudo citológico.

A partir de maio de 2014, o exame será realizado nas Unidades Paraíso, Higienópolis e Vila Nova Conceição do Fleury Medicina e Saúde, na capital paulista. A amostra do material obtido na punção de tiroide será enviada para a Veracyte nos Estados Unidos, parceira do Fleury, onde será avaliada a expressão dos genes.

Sobre a Genzyme
Uma das maiores companhias de biotecnologia no mundo, a Genzyme é pioneira em pesquisar, descobrir e proporcionar terapias transformadoras a pacientes com necessidades médicas especiais e não atendidas. Sempre com foco em doenças raras e patologias neurológicas, incluindo esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, endócrinas e autoimunes. As plataformas de pesquisa incluem terapias de reposição enzimática, terapias de anticorpos, polímeros e pequenas moléculas, terapia gênica e biomateriais. Além de laboratórios próprios, a Genzyme colabora com pesquisadores de universidades, instituições de pesquisa, empresas privadas e organizações governamentais no mundo inteiro. Com participação significativa no Brasil, atua para descobrir e desenvolver tratamentos para necessidades médicas não atendidas. Como uma empresa Sanofi desde 2011, a Genzyme se beneficia do alcance e dos recursos de uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, compartilhando o compromisso de melhorar a vida dos pacientes.

Dúvidas sobre o procedimento do exame:
SAC Fleury:(11) 3179-0822

Dúvidas sobre o produto:
SAC Genzyme:0800 771 2373

Genzyme
Kreab Gavin Anderson
Rejane Monteiro: [email protected] – (11) 3054-3325
Tuca Figueira: [email protected]– (11) 3054 3341 / 99650 4776

Veracyte
Tracy Morris: [email protected]–+1 -650-380-4413

Referências:
Cooper DS, Doherty GM, Haugen BR, et al. Revised American Thyroid Association management guidelines for patients with thyroid nodules and differentiated thyroid cancer. Thyroid. 2009;19:1167-1214.
Walsh PS, Wilde JI, Tom EY, et al. Analytical performance verification of a molecular diagnostic for cytology-indeterminate thyroid nodules.J ClinEndocrinolMetab. 2012;97:E2297-E2306.
Alexander EK, Kennedy GC, Baloch ZW, et al. Preoperative diagnosis of benign thyroid nodules with indeterminate cytology. N Engl J Med. 2012;367:705-715.

Outras Notícias

Aleitamento Materno – Agosto Dourado

A amamentação é uma das melhores estratégias para salvar vidas infantis e melhorar a saúde e o desenvolvimento econômico e social dos indivíduos e das nações. Vale ressaltar que o profissional de saúde deve sempre informar sobre a importância da amamentação e apoiar a resolução materna. O suporte à mulher que amamenta é fundamental para a manutenção do aleitamento materno.

Webmeeting Centro de Infusões

Doença inflamatória intestinal e Covid-19: implicações em pacientes adultos e pediátricos

Hereditariedade das condições clínicas tratadas por infusões. É possível saber se meu filho também será acometido?

Ao receber o diagnóstico de uma doença grave, os pais sempre ficam aflitos para saber se ela é hereditária e qual a probabilidade de afetar os seus filhos. Para entender melhor essa questão, é preciso definir quais são as doenças tratadas por infusões que podem ser hereditárias.

Campanha Cuide com Todo Coração

Ele está com você desde o primeiro instante. Acompanhando a sua trajetória pelas batidas. Pulsando a cada nova etapa, conquista, sensação. E agora, mais do que nunca, você deve entendê-lo. Prevenindo-se para que o amanhã seja sempre melhor. Por isso vamos falar desse órgão tão importante nos próximos dias, para que você aprenda ou continue a cuidar dele com todo o seu coração.