Fleury Medicina e Saúde e Genzyme trazem ao Brasil com exclusividade novo teste diagnóstico da Veracyte para nódulos de tiroide

Afirma Teste permite avaliar o nódulo tiroidiano indeterminado no exame citológico e evitar cirurgias desnecessárias

O Fleury Medicina e Saúde e a Genzyme trazem ao Brasil com exclusividade um novo exame para diagnóstico de nódulos tiroidianos, desenvolvido pela Veracyte. O Afirma Teste ou Perfil de Expressão Gênica (PEG)permite, a partir do material coletado numa simples punção do nódulo de tiroide indeterminado, avaliar a expressão de 167 genes (142 genes que identificam nódulos benignos e mais 25 genes para neoplasia de tiroide). Nestes casos, um resultado benigno no Afirma Teste poderia, a critério médico, poupar o paciente de uma cirurgia de retirada do nódulo. “A partir da realização do novo teste no Brasil teremos um resultado que auxiliará o médico na decisão de se evitar uma cirurgia desnecessária”, completa a assessora médica em endocrinologia do Fleury Medicina e Saúde, Rosa Paula Mello Biscolla.

Nos últimos anos, houve um aumento do número de nódulos tiroidianos diagnosticados devido à utilização crescente de exames de imagem da região cervical (principalmente a ultrassonografia de tiroide), com isso a incidência de nódulos à palpação que é de 4 a 7% passou para 30 a 50% após realização da ultrassonografia de tiroide. Contudo, apesar desse aumento de frequência, apenas 5% dos nódulos de tiroide são malignos.

Neste contexto, a realização da punção da tiroide com coleta de material para estudo citológico é o exame mais importante para diferenciação entre nódulos benignos e malignos. Porém, entre 15% e 30% dos resultados citológicos podem ser indeterminados, não possibilitando esta diferenciação. Nestes casos, estudos mostram que, em cada dez cirurgias feitas para a retirada do nódulo ou parte da tiroide, apenas três apresentam carcinoma, ou seja, a maior parte dos pacientes não precisava ter realizado a cirurgia. Diante desse cenário, o maior desafio é melhorar a acurácia diagnóstica nos nódulos e preservar os pacientes que apresentam nódulos benignos de cirurgias desnecessárias. Embora o estudo do material da punção seja o melhor método para se diferenciar os nódulos benignos dos malignos, nos casos de resultados indeterminados o médico e o paciente ficam em dúvida quanto ao diagnóstico.

O novo exame, que será oferecido exclusivamente no Brasil pelo Fleury Medicina e Saúde, denominado Afirma Teste ou Perfil de Expressão Gênica (PEG),propõe uma solução para esse dilema. É importante dizer que este novo teste foi confirmado em importantes estudos publicados em periódicos internacionais.

Quando realizar o exame: Perfil de Expressão Gênica (Afirma Teste)
A partir do ultrassom de tiroide é possível avaliar o tamanho e as características do nódulo. Os nódulos com mais de um centímetro ou com características suspeitas de malignidade (margens irregulares, presença de calcificações, entre outras), com dosagem de TSH normal, devem continuar a investigação com estudo citológico obtido pela punção aspirativa com agulha a fim de se esclarecer se são benignos ou malignos. Nos casos indeterminados, o Afirma Teste pode ser utilizado para complementar o estudo citológico.

A partir de maio de 2014, o exame será realizado nas Unidades Paraíso, Higienópolis e Vila Nova Conceição do Fleury Medicina e Saúde, na capital paulista. A amostra do material obtido na punção de tiroide será enviada para a Veracyte nos Estados Unidos, parceira do Fleury, onde será avaliada a expressão dos genes.

Sobre a Genzyme
Uma das maiores companhias de biotecnologia no mundo, a Genzyme é pioneira em pesquisar, descobrir e proporcionar terapias transformadoras a pacientes com necessidades médicas especiais e não atendidas. Sempre com foco em doenças raras e patologias neurológicas, incluindo esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, endócrinas e autoimunes. As plataformas de pesquisa incluem terapias de reposição enzimática, terapias de anticorpos, polímeros e pequenas moléculas, terapia gênica e biomateriais. Além de laboratórios próprios, a Genzyme colabora com pesquisadores de universidades, instituições de pesquisa, empresas privadas e organizações governamentais no mundo inteiro. Com participação significativa no Brasil, atua para descobrir e desenvolver tratamentos para necessidades médicas não atendidas. Como uma empresa Sanofi desde 2011, a Genzyme se beneficia do alcance e dos recursos de uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, compartilhando o compromisso de melhorar a vida dos pacientes.

Dúvidas sobre o procedimento do exame:
SAC Fleury:(11) 3179-0822

Dúvidas sobre o produto:
SAC Genzyme:0800 771 2373

Genzyme
Kreab Gavin Anderson
Rejane Monteiro: [email protected] – (11) 3054-3325
Tuca Figueira: [email protected]– (11) 3054 3341 / 99650 4776

Veracyte
Tracy Morris: [email protected]–+1 -650-380-4413

Referências:
Cooper DS, Doherty GM, Haugen BR, et al. Revised American Thyroid Association management guidelines for patients with thyroid nodules and differentiated thyroid cancer. Thyroid. 2009;19:1167-1214.
Walsh PS, Wilde JI, Tom EY, et al. Analytical performance verification of a molecular diagnostic for cytology-indeterminate thyroid nodules.J ClinEndocrinolMetab. 2012;97:E2297-E2306.
Alexander EK, Kennedy GC, Baloch ZW, et al. Preoperative diagnosis of benign thyroid nodules with indeterminate cytology. N Engl J Med. 2012;367:705-715.

Outras Notícias

Cuidado Integrado para Empresas

Empresa mais tradicional de diagnósticos do mercado brasileiro, Grupo Fleury cria serviço de consultoria que auxiliará companhias na retomada de atividades com soluções que envolvem etapa de testagem diagnóstica de colaboradores, consultoria médica para definição de protocolos de segurança de saúde e coordenação de cuidados com aplicação de telemedicina e prontuário eletrônico

Segunda Opinião Gratuita - Grupo Fleury

Conheça o projeto gratuito de cooperação para segunda opinião da equipe de médicos especialistas em laudos de tomografia e radiografias de tórax do Grupo Fleury.

Vacine-se contra a gripe no Fleury

O Fleury disponibiliza a vacina quadrivalente contra a gripe, uma vacina inativada que protege contra quatro diferentes vírus influenza.

Mitos e verdades no tratamento por infusão

Dúvidas nunca faltam quando você começa um novo tratamento. Como em todas as situações novas, por vezes você se sente inseguro e busca informações na internet ou troca ideias com pessoas próximas, para entender melhor o que enfrentará. O mesmo ocorre com o tratamento por infusão, cuja recomendação médica vem se tornando mais frequente a cada dia; pois, resultado de pesquisas científicas comprovam, cada vez mais, os benefícios da terapia biológica no controle dos sintomas, em doenças crônicas autoimunes.