Fleury Medicina e saúde lança exames inéditos no Brasil para diabéticos

Estima-se que, atualmente, mais de 380 milhões de pessoas no mundo tenham diabetes, número que deve chegar a mais de 590 milhões em 2035.

No Brasil, o Censo de 2010 apontou a presença de mais de 12 milhões de diabéticos. Pensando nesse aumento e no bem-estar dos pacientes, o Fleury Medicina Diagnóstica traz ao país duas novidades para os diabéticos. Um teste garante o controle mais precoce da glicemia, o 1,5-AG, e o segundo pode ajudar a preceder em alguns anos o diagnóstico da doença, o anti-Znt8.

Chamado de 1,5-anidroglucitol (1,5-AG), o exame foi recentemente incorporado à rotina do Fleury Medicina e Saúde como um novo marcador de controle glicêmico. A novidade, já utilizada nos EUA e no Japão, estreia agora na América Latina como uma alternativa às tradicionais medidas de frutosamina e hemoglobina glicada. “Os valores de 1,5-AG refletem elevações transitórias de glicemia de poucos dias, permitindo um controle glicêmico mais precoce (das últimas 24 a 72 horas). Além disso, estudos demonstraram que o teste apresenta boa correlação com a hiperglicemia pós-prandial, mesmo em indivíduos com HbA1c dentro do alvo (de 6% a 8%)”, explica Milena Gurgel Teles Bezerra,  assessora médica em endocrinologia do Fleury.

O exame serve para todos os tipos de diabetes, analisando o histórico recente da glicemia do paciente nos últimos dias. “É uma boa ferramenta de controle glicêmico para as pessoas que estão dentro do grupo de moderadamente controlados. Não é um exame de rotina. Há uma indicação bastante específica para indivíduos que exijam um ajuste semanal, já que seu marcador precoce permite um tempo de oscilação menor”, explica a especialista.

Já o anti-Znt8, anticorpo contra o transportador de zinco 8, é um novo e promissor marcador do diabetes tipo 1 (DM1). “Ele é capaz de predizer o diagnóstico da doença em alguns anos e o risco de progressão para DM1 em indivíduos assintomáticos com a história familiar positiva”, pontua Milena. Observada em 60% a 80% dos pacientes recentemente diagnosticados, a proteína encontrada na membrana dos grânulos secretores de insulina das células beta, produzida pelo gene SLC30A8, é capaz de revelar um diagnóstico mais precoce.

O acréscimo da determinação do anti-Znt8 ao painel que inclui outros anticorpos reconhecidamente envolvidos na patogênese do DM1, como anti-GAD, anti-insulina e antitirosina fostafase 512, aumenta a sensibilidade da detecção de autoimunidade para 98%. Além disso, é possível considerá-lo um marcador independente da doença, uma vez que estudos mostram que de 14% a 26% dos diabéticos tipo 1 negativos para os anticorpos tradicionais apresentam positividade para o anti-Znt8.

Ambos os testes são feitos por uma simples coleta de sangue. O preparo compreende um jejum de quatro horas.  Para saber quais as unidades do Fleury Medicina e Saúde que oferecem os testes basta acessar o site www.fleury.com.br ou ligar para o telefone (11) 3179-0822.