Fleury Medicina e Saúde marca presença no XVI Encontro Brasileiro de Tiroide

Especialistas debatem classificação citológica dos nódulos, riscos de malignidade e formas de investigação

Na sexta-feira, 2 de maio, a partir das 12h15, acontece o Simpósio do Fleury Medicina e Saúde no XVI Encontro Brasileiro de Tiroide. O endocrinologista Rui Monteiro de Barros Maciel (Fleury Medicina e Saúde/UNIFESP) será o coordenador do simpósio; ocitopatologista Mauro Tadeu AjajSaieg (Fleury Medicina e Saúde/Santa Casa de São Paulo) e a endocrinologista Rosa Paula Mello Biscolla (Fleury Medicina e Saúde/UNIFESP) serão os palestrantes convidados.O evento acontecerá entre os dias 1 e 3 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca.

Os especialistas debaterão a classificação citológica atual dos nódulos tiroidianos ( Classificação de Bethesda ), dividida em seis categorias. Serão abordados também os riscos de malignidade de cada categoria e as formas mais eficazes para se investigar pacientes com nódulos. Segundo Rosa Paula Mello Biscolla, assessora médica em endocrinologia do Fleury Medicina e Saúde e palestrante do Simpósio, a utilização da ultrassonografia de tiroide de forma indiscriminada e a realização de exames de imagem da região cervical aumentaram o número de nódulos tiroidianos diagnosticados. “Diante desse cenário, o maior desafio é melhorar a acurácia diagnóstica para o câncer de tireoide nos nódulos e preservar os pacientes que apresentam nódulos benignos de cirurgias desnecessárias”, explica. A especialista ainda afirma que, em cada dez cirurgias feitas para a retirada da glândula,quando o resultado citológico é indeterminado, apenas três é encontrado um carcinoma (câncer).

O Encontro Brasileiro de Tiroide completa 30 anos de existência e retorna a cidade de São Paulo onde foi realizado o primeiro EBT. De acordo com Carmen Cabanelas Pazos de Moura, presidente do XVI EBT, a iniciativa foi extremamente bem sucedida, pois imprimiu uma filosofia de entrosamento entre os grupos de pesquisa em tireoide. “Isso vem resultando no crescimento da nossa contribuição científica, com conquistas claras de respeitabilidade dos grupos brasileiros na comunidade internacional, em todas as áreas da tireoidologia”, completa.

Programação do Simpósio Fleury Medicina e Saúde
12h15 às 12h20: Abertura
12h20 às 13h15: Discussão de casos clínicos:
- Entendendo a classificação de Bethesda
- Como utilizar os marcadores moleculares na prática clínica?

SERVIÇO XVI ENCONTRO BRASILEIRO DE TIROIDE
Data: 1 a 3 e maio
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação.
Informações e inscrições: http://www.ebt2014.com.br ou por e-mail [email protected]