Fleury Medicina e Saúde marca presença no XVI Encontro Brasileiro de Tiroide

Especialistas debatem classificação citológica dos nódulos, riscos de malignidade e formas de investigação

Na sexta-feira, 2 de maio, a partir das 12h15, acontece o Simpósio do Fleury Medicina e Saúde no XVI Encontro Brasileiro de Tiroide. O endocrinologista Rui Monteiro de Barros Maciel (Fleury Medicina e Saúde/UNIFESP) será o coordenador do simpósio; ocitopatologista Mauro Tadeu AjajSaieg (Fleury Medicina e Saúde/Santa Casa de São Paulo) e a endocrinologista Rosa Paula Mello Biscolla (Fleury Medicina e Saúde/UNIFESP) serão os palestrantes convidados.O evento acontecerá entre os dias 1 e 3 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca.

Os especialistas debaterão a classificação citológica atual dos nódulos tiroidianos ( Classificação de Bethesda ), dividida em seis categorias. Serão abordados também os riscos de malignidade de cada categoria e as formas mais eficazes para se investigar pacientes com nódulos. Segundo Rosa Paula Mello Biscolla, assessora médica em endocrinologia do Fleury Medicina e Saúde e palestrante do Simpósio, a utilização da ultrassonografia de tiroide de forma indiscriminada e a realização de exames de imagem da região cervical aumentaram o número de nódulos tiroidianos diagnosticados. “Diante desse cenário, o maior desafio é melhorar a acurácia diagnóstica para o câncer de tireoide nos nódulos e preservar os pacientes que apresentam nódulos benignos de cirurgias desnecessárias”, explica. A especialista ainda afirma que, em cada dez cirurgias feitas para a retirada da glândula,quando o resultado citológico é indeterminado, apenas três é encontrado um carcinoma (câncer).

O Encontro Brasileiro de Tiroide completa 30 anos de existência e retorna a cidade de São Paulo onde foi realizado o primeiro EBT. De acordo com Carmen Cabanelas Pazos de Moura, presidente do XVI EBT, a iniciativa foi extremamente bem sucedida, pois imprimiu uma filosofia de entrosamento entre os grupos de pesquisa em tireoide. “Isso vem resultando no crescimento da nossa contribuição científica, com conquistas claras de respeitabilidade dos grupos brasileiros na comunidade internacional, em todas as áreas da tireoidologia”, completa.

Programação do Simpósio Fleury Medicina e Saúde
12h15 às 12h20: Abertura
12h20 às 13h15: Discussão de casos clínicos:
- Entendendo a classificação de Bethesda
- Como utilizar os marcadores moleculares na prática clínica?

SERVIÇO XVI ENCONTRO BRASILEIRO DE TIROIDE
Data: 1 a 3 e maio
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação.
Informações e inscrições: http://www.ebt2014.com.br ou por e-mail [email protected]  

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.