Frustrar para acertar | Revista Fleury Ed. 25

A disciplina é necessária não apenas para executar tarefas, mas também para que sejamos capazes de completá-las, mesmo quando outros afazeres nos atraem mais. Da mesma forma, é essencial para que a vida em grupo seja possível, para que um não atrapalhe o outro.

São dois os aspectos importantes da educação para a disciplina. Às vezes, temos que ser capazes de procrastinar, isto é, deixar para depois; às vezes, de fazer agora, mesmo sem vontade. Disciplinar não é dar ordens. É repetir a demanda, a sugestão, muitas vezes até formar um “calinho”, ou seja, a tolerância à frustração. “Não pode” ou “faça” repetidos à exaustão modelam o comportamento.

A vida de cada um de nós é cheia de exigências, que só podem ser atendidas se tivermos sido suficientemente frustrados. Tenho de poder parar uma atividade para atender a uma emergência. O que é mais urgente: desligar o gás que está fazendo o leite derramar ou continuar a descascar uma batata?

As urgências e as emergências estão ligadas à noção de tempo e à possibilidade de tolerar a frustração de não poder terminar uma tarefa pelo clamor de outro fato. Frustrar é parte da disciplina necessária ao convívio humano. Eu não quero, mas tenho de...

Educar é disciplinar para tolerar frustrações – parte não só de todo dia, mas de todo momento.

Quero justificar minha preferência por alguns aspectos de uma educação tradicional. Bem sei que não adianta dizer “eu já disse” ou “quantas vezes vou ter que dizer?”. É preciso repetir muitas vezes. Educar demanda disciplina do adulto e do jovem.

Aparentemente, a educação dita liberal seria mais suave, mas a tradicional vem se beneficiando das vantagens da disciplina, da ordem, da capacidade de manter o foco.
Disciplina casa bem com autoridade, que não é a mesma coisa que autoritarismo.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.