Grávida e bela | Revista Fleury Ed. 13

Em uma das fases mais importantes da vida de uma mulher, alguns cuidados são fundamentais para ficar ainda mais bonita – e feliz

Linda, radiante e poderosa. É esperado que as mulheres se sintam dessa forma durante a gestação. Afinal, estão esperando um filho, uma experiência extraordinária. A grande maioria sente-se bem nesse período, mesmo quando se vê diante dos efeitos inesperados no corpo. Um deles é a pele do rosto e do nariz ficar um pouco mais avermelhada por causa da maior vascularização. O outro é o surgimento de espinhas no rosto, algo que ocorre, em média, com 25% das gestantes. E mais de 90% das grávidas apresentam distúrbios de pigmentação, provocados pela torrente hormonal desse período. “Aréolas dos seios, axilas e virilha ficam mais escurecidas. Em algumas mulheres, ainda surge uma linha escura na barriga”, diz Gustavo Alonso Pereira, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde.

O distúrbio de pigmentação tem outro efeito colateral: o surgimento do melasma no rosto. São manchas de cor acastanhada que brotam nas bochechas maternas, em geral, no segundo trimestre da gestação. Afetam entre 50% a 70% das grávidas. Se você as tem, não se preocupe, porque elas somem. A pigmentação da mulher volta a níveis normais no final dessa fase. Para a grávida não se sentir incomodada é indicado o uso de filtro solar. “O filtro deve ter fator 15 no mínimo. Precisa ser aplicado 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas inclusive nos dias nublados”, diz a dermatologista Ana Paula Meski, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


Cabelos

Se os hormônios da gestação mancham a pele, atuam de outra forma nos fios de cabelo: eles ficam radiantes. “Na gestação os fios se mantêm apenas na fase de crescimento”, explica Alonso Pereira. Não caem durante os nove meses. Só depois do nascimento do bebê. “Nos primeiros três meses após o parto, a perda chega a 30% dos fios. Mas não é preciso se preocupar, porque é normal”, diz ele. Grávidas devem evitar tinturas de cabelo porque não se sabe quanto as substâncias químicas presentes nos produtos são seguras para o bebê.

Estrias
A pele da grávida também sofre um estiramento natural, e isso aumenta as chances de aparecerem estrias. As partes mais sensíveis são seios, barriga e quadris. Cuidados simples podem evitar o surgimento delas. “Hidratantes devem ser aplicados após o banho, principalmente nas mamas (exceto nos mamilos), na barriga até a região pubiana, nas costas, nos glúteos e nas coxas”, diz Ana Paula. Além disso, evitar ganho de peso é fundamental para a pele não esticar muito. Outra recomendação: não faça esfoliações nem tome banhos quentes. Esses ressecam a pele.

Um corpo em transformação
Durante a gestação, várias partes do corpo feminino mudam por causa da ação dos hormônios e do crescimento da barriga. Entenda como isso acontece

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.