Grupo Fleury cria plataforma de inovação aberta com universidades, fornecedores e colaboradores

Carlos Marinelli, diretor de Planejamento Estratégico e Inovação, fará uma apresentação sobre esse modelo colaborativo em 27 de junho, durante Seminário Integra Saúde 2012, em Londrina (PR)

O Grupo Fleury estreitou parcerias com o meio acadêmico e científico com um aporte de R$ 6,46 milhões para cerca de 17 projetos de pesquisa com instituições como a University Macgill (Canadá) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esse é o passo mais recente de um processo de inovação aberta que visa a incluir, até 2014, todo os públicos que se relacionam com a empresa (stakeholders), na criação de novos serviços e oportunidades de negócios. A inclusão nos fluxos de inovação abrange clientes, colaboradores, hospitais, fornecedores e a sociedade.

As estratégias de inovação da companhia serão detalhadas pelo diretor de Planejamento Estratégico, Inovação e Sustentabilidade, Carlos Marinelli, na palestra “Mudando a cultura: como inserir a inovação na estratégia da empresa”, que ele ministrará em 27 de junho, às 10h20, no V Congresso Nacional de Integração Empresa, Instituições de CT&I e Governo (Integra Saúde 2012), que acontecerá em Londrina (PR). O Grupo Fleury atua em Curitiba por meio da marca a+ Medicina Diagnóstica.

Central de Ideias

Desde 2007, os colaboradores do Grupo contam com o programa Central de Ideias, uma ferramenta democrática e colaborativa para apresentar suas sugestões de inovação incremental, como mudanças de fluxos e processos. Atualmente, esse sistema pode ser acessado pela intranet ou remotamente, pela internet, e qualquer funcionário está apto a submeter uma ideia para melhoria de processos, práticas e serviços.

As sugestões são comentadas e “curtidas” pelos demais participantes. “As mais populares e melhor avaliadas podem ser adotadas pela empresa, e seus autores podem receber um prêmio”, explica Marinelli. Em 2011, 62% dos colaboradores do Grupo  participaram do programa, inserindo 7.269 ideias, das quais 13% foram aprovadas e 4%, implantadas.

Exemplo de ideia bem-sucedida partiu de uma funcionária da Sede Técnico-Administrativa, onde são processados exames de análises clínicas de alta complexidade. Ela sugeriu a redução do tamanho de um tubo de ensaio usado em um exame de análises clínica, que reduziu o consumo de água gasto em seu processamento. “É uma medida sustentável do ponto de vista ambiental e que também tem um impacto econômico positivo porque reduz o custo do material”, afirma o diretor.

Atualmente, o Central de Ideias recebe também propostas inovadoras de 55 empresas homologadas no Programa de Excelência em Relacionamento com a Cadeia de Fornecedores (Perc). Em 2011, as 41 empresas participantes encaminharam 195 ideias, das quais 133 foram implantadas.

As inovações ligadas à área de Pesquisa e Desenvolvimento, como novos produtos ou serviços, são desenvolvidos pelos médicos e assessores científicos do Grupo Fleury. No ano passado, foram implantados 138 novos produtos e alterações de metodologia.

Outra forma de gerar diferenciais são as “plataformas de inovação”, instâncias formadas por profissionais de diversas áreas da organização que apresentam soluções até então inexistentes em nosso portfólio. Um exemplo de projeto desenvolvido pelas plataformas de inovação é o Gestar Fleury. Trata-se de um centro integrado e especializado no diagnóstico materno-fetal.  Esse serviço concentra no mesmo local todos os procedimentos  diagnósticos necessários ao acompanhamento da gestante em um ambiente especialmente planejado para elas e no qual o atendimento é diferenciado. O mix inclui exames de imagem de última geração, como a fibronectina fetal e a avaliação ultrassonográfica transvaginal do colo uterino, que verificam a possibilidade de parto prematuro.

No Gestar Fleury, as grávidas contam com uma agenda dedicada, ambientes planejados para provas funcionais e observação pós-procedimento e apoio de uma psicóloga especializada em Obstetrícia. O serviço também oferece cursos para mães e cuidadores, ministrados por uma enfermeira-obstetra, e ainda se vale dos recursos tecnológicos para permitir que os familiares possam acompanhar, a distância, a ultrassonografia pela internet em tempo real.

Outras Notícias

Hereditariedade das condições clínicas tratadas por infusões. É possível saber se meu filho também será acometido?

Ao receber o diagnóstico de uma doença grave, os pais sempre ficam aflitos para saber se ela é hereditária e qual a probabilidade de afetar os seus filhos. Para entender melhor essa questão, é preciso definir quais são as doenças tratadas por infusões que podem ser hereditárias.

Campanha Cuide com Todo Coração

Ele está com você desde o primeiro instante. Acompanhando a sua trajetória pelas batidas. Pulsando a cada nova etapa, conquista, sensação. E agora, mais do que nunca, você deve entendê-lo. Prevenindo-se para que o amanhã seja sempre melhor. Por isso vamos falar desse órgão tão importante nos próximos dias, para que você aprenda ou continue a cuidar dele com todo o seu coração.

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

As hepatites virais são um problema mundial para a saúde pública. Embora possam ser causadas por diferentes vírus, elas apresentam sintomas similares, dificultando seu diagnóstico sem o uso de exames específicos. A seguir você vai conhecer mais sobre essas afecções.

COVID-19: Grupo Fleury participa de estudo brasileiro inédito publicado na Revista Science

O Grupo Fleury forneceu amostras analisadas em pesquisa conjunta com USP, Universidade de Oxford e outras instituições; resultados apontam a disseminação a partir de três cepas diferentes do novo coronavírus (SARS-CoV -2) e que vírus foi levado de avião para outras regiões do país.