Mamães maduras | Revista Fleury Ed. 22

O sonho da maternidade acompanha mesmo as mulheres que adiam a gestação para priorizar a carreira e a estabilidade financeira.

O sonho da maternidade acompanha mesmo as mulheres que adiam a gestação para priorizar a carreira e a estabilidade financeira. Atualmente, a cada seis gestantes atendidas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, uma tem mais de 35 anos. Na década de 1970, a taxa era de uma a cada 20.

No Fleury, cerca de 35% das gestantes têm mais de 35 anos, e 15% mais de 40. Com prevenção antes e durante a gravidez é possível garantir mais segurança às mamães. Para engravidar, é recomendável estar no peso adequado, ter uma alimentação saudável e manter alguma atividade física.

Também é interessante passar por um aconselhamento genético. Tudo isso porque a gestação nessa fase da vida está sujeita a um maior risco de malformações fetais e síndromes genéticas.

A gestante deve realizar visitas do pré-natal com mais frequência, principalmente depois de 30 semanas, além de rastreamento para diabetes gestacional, exames de rotina para infecção e anemia. Podem ser recomendados também outros exames mais específicos, como, por exemplo, o rastreamento bioquímico e a medida da translucência nucal.