Mancha branca na unha: causas comuns, diagnóstico e tratamentos!

O aparecimento de mancha branca na unha é comum e pode estar ligado a traumas e alergias. Saiba como é feito o diagnóstico.

A unha branca, também chamada de leuconíquia, corresponde à descoloração parcial ou total da lâmina ungueal de uma ou mais unhas das mãos ou dos pés, podendo afetar uma ou mais unhas.

Causas comuns da mancha branca na unha

  • Trauma: a mancha branca surge por trauma direto ou repetitivo, que causa dano parcial ou total da lâmina ou da matriz ungueal, causado por lesão na lâmina ungueal ou na matriz. O trauma leva a ruptura da queratina com ar aprisionado na lâmina ungueal, resultando em reflexo e falta de transparência. Hábitos como roer unhas, manicure agressiva, pancadas e uso de calçados apertados podem causar a leuconíquia.
  • Intoxicações e medicamentos: a exposição a metais pesados (como chumbo e arsênio), o uso de quimioterápicos e medicamentos como as sulfonamidas também podem causar manchas brancas nas unhas.
  • Doenças sistêmicas: condições como diabetes, cirrose hepática e insuficiência cardíaca podem se manifestar com leuconíquia, devido a alterações metabólicas e vasculares.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo dermatologista com base em histórico clínico detalhado e exame físico das unhas. No entanto, quando a causa não for clara, os seguintes exames podem ser úteis: descartar infecção fúngica, realizar biópsia ungueal e exames de sangue para avaliar doenças sistêmicas, como função renal e hepática.

Tratamentos e cuidados adicionais

O tratamento depende da causa identificada. Nos casos traumáticos, a unha pode recuperar-se espontaneamente com o crescimento. 

Para localizar o laboratório Fleury mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online.

Lembre-se sempre de consultar o seu médico.

O Fleury possui um Centro Integrado de Dermatologia, com consultas e exames dermatológicos disponíveis.

Fonte: sbd.org.br