Em qualquer fase da vida escolar, uma questão que preocupa os pais é o uso das mochilas. Saber como usá-las e o quanto as crianças podem carregar de peso é fundamental para manter o corpo saudável.
Em qualquer fase da vida escolar, uma questão que preocupa os pais é o uso das mochilas. Saber como usá-las e o quanto as crianças podem carregar de peso é fundamental para manter o corpo saudável. Estudo feito pela Faculdade de Medicina da USP com 99 estudantes da uma escola particular de São Paulo mostrou que a melhor forma de corrigir a postura das crianças em idade escolar é orientar alunos, pais e professores. O uso incorreto pode provocar dores musculares e problemas de coluna. ""O peso das mochilas nunca deve ser superior a 10% do peso do corpo da criança"", afirma o radiologista especializado na anatomia musculoesquelética Flávio Albertotti, do Fleury.
Algumas dicas do especialista também ajudam a acabar com o problema
Leve somente o necessário. Quando houver excesso de peso, distribua o material numa segunda bolsa, de mão;
Use sempre as duas alças da mochila, sendo uma em cada ombro. A bolsa deve estar justa e no meio das costas, encostada e sem folga;
Os materiais mais pesados devem ser colocados na parte da mochila que fica em contato com as costas. Com o peso mais próximo do centro de gravidade, é mais fácil manter o equilíbrio. Livros e outros materiais não devem ficar soltos na bolsa, provocando movimentos de desequilíbrio;
O fundo da mochila deve estar na região lombar (parte inferior das costas) da criança;
Mochilas de rodinha são uma ótima opção. Neste caso, o ideal é que a alça de metal fique na altura da cintura, de forma que a criança não precise se abaixar para puxá-la. Suas costas devem estar retas ao puxar a mochila.
Escolha sua mochila corretamente
Com alças e costas firmes: distribuem melhor o peso e diminuem a sensação de cansaço;
Com poucos acessórios (fivelas, chaveiros): diminuem o peso da mochila;
Com poucos bolsos: diminuem a tentação de colocar coisas desnecessárias;
Com alças para ombros acolchoadas e reguláveis em altura, com largura de pelo menos 4 centímetros na altura dos ombros e sem encostar no pescoço.
Se for de rodinhas, com puxador ajustável à altura da criança;
Com alça de mão acolchoada.
Com temas atuais e constantemente discutidos pela comunidade médica, o Fleury Med Podcast traz convidados renomados para lhe oferecer conhecimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.