Médicos do Fleury Medicina e Saúde debatem sobre o avanço de testes diagnósticos no XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia

Na sexta-feira, 28 de agosto, das 12h50 às 14h30, o Fleury Medicina e Saúde promoverá o Simpósio ‘Testes diagnósticos avançados em pacientes de risco e em gestantes’ no XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia (SOGESP), que acontecerá no Transamérica Expo Center entre os dias 27 e 29.

No referido Simpósio, que conta com a coordenação de Gustavo Maciel, médico assessor da área de Ginecologia e Biologia Molecular do Fleury Medicina e Saúde, os especialistas do Fleury debaterão sobre novos marcadores para pré-eclâmpsia, testes genéticos para câncer de mama e ovário e tomossíntese, também conhecida como mamografia 3D.

Para o diagnóstico laboratorial de pré-eclâmpsia, a análise é realizada a partir de alguns marcadores que permitem identificar quais mulheres podem ter maior risco para a doença e, com isso, possibilitar seu encaminhamento para um centro especializado em gestação de alto risco.

Já a abordagem do câncer feminino contará com dois temas. Primeiro, haverá uma discussão sobre testes genéticos para câncer de mama e ovário, na qual será feita uma análise sobre o desempenho dos testes de sequenciamento dos genes BRCA1 e BRCA2 em busca das mutações associadas à suscetibilidade hereditária de cânceres. O outro tema será a tomossíntese mamária, ou mamografia 3D, técnica que possibilita a captura de múltiplas imagens finas e em alta resolução das mamas, eliminando o efeito da sobreposição dos tecidos.

O Fleury terá também um estande no evento, onde, por meio de um tour virtual, será apresentado o novo Centro Diagnóstico Avançado da Mulher. A unidade, localizada na Avenida República do Líbano, oferece serviços multidisciplinares para a realização de todos os exames femininos, como análises clínicas, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, colposcopia, mamotomia, biópsia e anatomia patológica, além da mamografia 3D.

PROGRAMAÇÃO:

Data: 28 de agosto de 2015 (sexta-feira)
Hora: das 12h50 às 14h30
Simpósio Fleury Medicina e Saúde: ‘Testes diagnósticos avançados em pacientes de risco e em gestantes’
Local: Sala 01

12h50 - Abertura (Dra. Jeane Tsutsui, diretora executiva Médica, Técnica e de Processos de Atendimento do Grupo Fleury, professora livre-docente em Cardiologia pela FMUSP e médica pesquisadora do Setor de Ecocardiografia do InCor-FMUSP)

13h - Novos marcadores para pré-eclâmpsia: quando pedir e qual seu impacto na conduta obstétrica? (Javier Miguelez, médico assessor em Medicina Fetal do Fleury Medicina e Saúde e coordenador médico do Serviço de Medicina Fetal do Fleury Medicina e Saúde no Hospital São Luiz)

13h20 - Testes genéticos para câncer de mama e ovário: análise crítica dos testes disponíveis no mercado brasileiro (Wagner Antônio da Rosa Baratela, médico geneticista do Setor de Genética Molecular do Grupo Fleury, médico geneticista pelo HCRP-USP e médico geneticista/pesquisador da Unidade de Genética do ICr-HC-FMUSP)

13h40 - A Tomossíntese está pronta para o rastreamento do câncer de mama? (Vera Lúcia Nunes Aguillar, médica assessora em Imaginologia Mamária do Fleury Medicina e Saúde)

14h - Discussão

SERVIÇO
XX Congresso SOGESP – Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia
Data: de 27 a 29 de agosto de 2015
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387
Informações e inscrições:  www.sogesp2015.com.br ou pelo telefone (11) 3884-7100"