Mente sã, corpo são | Revista Fleury Ed. 13

O ditado não poderia ser mais verdadeiro. Se exercitar faz bem não só ao corpo, mas também à memória.

O ditado não poderia ser mais verdadeiro. Se exercitar faz bem não só ao corpo, mas também à memória. Pesquisa feita pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que a região do cérebro que tem maiores ganhos quando estamos nos movimentando é o hipocampo. E é justamente nessa região do cérebro que ficam arquivadas as nossas memórias. Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de monitorar, por três meses, o hipocampo de 11 voluntários, antes e depois de eles correrem na esteira. Ao correr, essa área do cérebro era mais requisitada que outras. E há indícios até de que novos neurônios possam se formar durante esse processo. Além disso, os exercícios físicos provocam uma melhor oxigenação e circulação do sangue – e isso faz que não só nosso corpo funcione melhor, mas nosso cérebro também. “No entanto, para que se obtenha benefícios com a atividade física é preciso que eles sejam feitos com regularidade”, afirma Pablius Staduto Braga Silva, médico do esporte do programa de Promoção de Saúde do Fleury. Estudos mostram que pessoas com Alzheimer também se beneficiam da atividade física. “A repetição e a organização dos movimentos são benéficas para essas pessoas”, diz Silva.

Outras Notícias

WebMeeting: Recomendações para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na COVID-19

Assista à transmissão ao vivo sobre: "Recomendações para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na COVID-19". O evento é exclusivo para médicos.

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.